Pista de skate no bairro Guarani será batizada em homenagem ao esportista Carlão
"Montamos esse projeto em homenagem ao pai de vocês. Gostaria de convidar vocês para conhecerem a pista inaugurada no Grêmio Clube Atiradores, uma das maiores do Rio Grande do Sul. Até um tempo atrás, o skate era marginalizado por algumas pessoas, que o skatista era isso ou aquilo. E a gente vê que não, até porque para ser um atleta, o skate é uma fortuna. E, após as Olimpíadas, esse esporte cresceu muito no Brasil e no mundo inteiro”, ressaltou Coller.
Gustavo Finck (PP) destacou que Carlão era uma pessoa muito querida, que falava sempre do filho skatista que mora nos EUA. “Uma justa homenagem. Teremos sempre a lembrança na pista do eterno Carlão. E que a gente possa melhorar ainda mais aquele lugar”, disse.
Ricardo Ritter – Ica (PSDB) também destacou a importância da figura do Carlão para o esporte na cidade. “Contribuiu para a evolução do skate em Novo Hamburgo, antes repudiado e rejeitado e, hoje, modalidade esportiva. E o Brasil vai colher ainda mais medalhas e, cada vez mais, fortalecer a modalidade no país”.
Filho do homenageado, Carlos Eduardo Ribeiro da Silva usou a tribuna para agradecer a homenagem realizada. Muito emocionado, disse que o pai foi um grande incentivador do esporte. “Uma pista que me deu uma base muito boa. E hoje vejo a molecada fazendo a mesma coisa que eu fazia há anos. Só tenho a agradecer, em nome do pai, obrigado”, falou. Conhecido como Dudu, o atleta é o 4º melhor skatista brasileiro na sua modalidade. A esposa de Carlão, Eliane Pires, e os demais filhos, Caroline, William e Ariane prestigiaram a votação da tribuna de honra.
Carlão não foi um profissional do skate. Na verdade, destacou-se no mundo do futebol, atuando como zagueiro em clubes gaúchos. No entanto, aos poucos a vida o aproximou das quatro rodinhas. Pai do skatista Carlos Ribeiro, Carlão passou a dedicar parte de seu tempo para o crescimento do esporte em Novo Hamburgo. “Metalúrgico autônomo, foi responsável por construir alguns obstáculos em uma época na qual ter uma pista pública era apenas um sonho. Ajudou em projetos sociais promovendo escolinhas de skate e em diversas vezes utilizou sua Kombi para transportar competidores para campeonatos que aconteciam em outras cidades do Vale do Sinos e do estado”, revela Coller.
Caso o PL nº 48/2021 obtenha a sanção da prefeita Fátima Daudt, o nome oficial do espaço público passará a ser Pista de Skate Luís Carlos Ribeiro da Silva – Carlão. “Mesmo não sendo skatista, Carlão se empenhou muito para o crescimento do esporte em Novo Hamburgo. O skate hamburguense agradece”, finaliza o autor.
Para o projeto virar lei
Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita.
Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.