Peão fala da conquista de título no 29º Entrevero Cultural de Peões

por Jaime Freitas última modificação 09/05/2017 17h53
08/05/2017 – Atendendo ao convite de Enio Brizola (PT), feito pelo Requerimento n° 394/2017, o peão Jhonathã Reis Leindecker falou de sua participação na 29ª edição do Entrevero Cultural de Peões, realizada em abril, em São Sebastião do Caí, onde conquistou o 1º lugar de Peão Farroupilha do Estado. Leindecker representou a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, da 30ª Região Tradicionalista do MTG/RS.

"Queria deixar registrada a honra em estar aqui, recebendo o carinho desta Casa Legislativa. Foram muitas provas e muitas horas dedicadas aos estudos para que eu conseguisse chegar ao 1º lugar. É o coroamento de todo um trabalho e amor ao tradicionalismo", disse. Para ser o escolhido, Jhonathã Leindecker passou por diversas provas campeiras, artísticas e também de conhecimentos sobre o tradicionalismo gaúcho.

De acordo com o autor do requerimento, o tradicionalismo constrói e destaca a importância da mobilização e da valorização deste movimento cultural. "É preciso acreditar e investir na cultura, para que a tradição seja levada adiante. Além de levar a mensagem de integração e inclusão social por meio da cultura gaúcha e das potencialidades da gente de nossa terra, que possamos reforçar ainda mais este espírito de comprometimento com a nossa história e em ações que promovem a cidadania", destacou Brizola.

"O Entrevero Cultural de Peões é fundamental para a formação de novas lideranças e para ajudar na construção de uma sociedade, de um coletivo melhor", afirmou o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS), Nairo Callegaro. O coordenador da 30ª Região Tradicionalista (RT) do MTG, Carlos Alberto Moser, disse que a vitória de Leindecker é também uma conquista coletiva. "Ele agora representa toda a juventude envolvida com o MTG e vai divulgar a ideologia e a filosofia do movimento", afirmou Moser.

Gerson Peteffi (PMDB) ressaltou o trabalho da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, que foi responsável pela formação do novo Peão Farroupilha do Estado. Felipe Kuhn Braun (PDT) parabenizou os envolvidos e lembrou que foi em CTGs que começou a palestrar sobre a cultura germânica. "Enquanto Poder Legislativo, estamos orgulhosos de ter o peão farroupilha em nossa cidade. Somos um povo de várias etnias e ajudamos a construir a cultura e os valores da nossa região", finaliza.

Também esteve presente o Patrão da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, José Luiz Amaral. 

Saiba mais

O evento foi realizado no Parque Centenário de São Sebastião do Caí e no Parque de Rodeios do Campus da UCS Vale do Caí, e definiu a nova gestão estadual nas categorias Peão, Guri e Piá. Foram reunidos no concurso representantes das 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul, com realização de provas campeiras, artísticas e culturais, bem como apresentação de relatório de atividades.

O Entrevero Cultural tem como objetivos elevar o nível cultural dos jovens participantes do MTG, criar condições para o desenvolvimento do espírito de liderança e despertar o interesse pelo estudo da história, geografia, tradição e folclore do Rio Grande do Sul.