Participação de alunos da Escola Ana Néri encerra a fase de palestras do Programa Vereador Mirim

por Tatiane Souza última modificação 15/08/2018 18h13
03/07/2018 – A participação de 60 alunos do 5º e 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ana Néri, do bairro Jardim Mauá, fechou a fase de palestras do Programa Vereador Mirim na tarde desta terça-feira, 3. O presidente da Casa, Felipe Kuhn Braun (PDT), e o presidente da Comissão de Educação, Professor Issur Koch (PP), recepcionaram os alunos e professores. A partir de agora, o material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Câmara será trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins.
Participação de alunos da Escola Ana Néri encerra a fase de palestras do Programa Vereador Mirim

Foto: Thanise Melo/CMNH

A palestra, ministrada pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen Seitenfus, traz importantes informações sobre cidadania, divisão dos poderes, democracia, estrutura e funções do Legislativo, em especial do municipal, e como a política permeia o dia a dia. Os alunos também conheceram o Palácio 5 de Abril, em uma visita guiada pelos setores e gabinetes da Casa, e aprenderam sobre as atribuições e deveres dos parlamentares.

Felipe Kuhn Braun ressaltou importantes dados sobre o Município, como a população de cerca de 250 mil habitantes, o que o torna o oitavo maior do Rio Grande do Sul. Ele também destacou que a cidade é a quinta maior economia do Estado. “Queremos, por meio do Projeto Vereador Mirim, que vocês se envolvam com o processo da cidadania e da democracia. Todos participam e participarão da política futuramente, seja como candidato, eleitor ou cabo eleitoral”, disse. O presidente destacou que o Projeto Vereador Mirim trouxe uma realidade diferente da que se apresenta atualmente na composição dos 14 vereadores da Câmara. “Temos somente uma vereadora mulher. No entanto, no ano passado, eram mais meninas do que meninos no projeto”, considerou. O parlamentar ainda frisou a importância de cada aluno como multiplicador de informação. “Vocês fazem toda a diferença”, concluiu.

Professor Issur Koch afirmou que cada turma que participa das palestras é muito especial. “Vocês vêm aqui para conhecer mais sobre política e também para entender que ela se faz no dia a dia: na arte de se relacionar com os outros, em sala de aula, na escola, analisando os problemas e contando aos professores, por exemplo”, explicou. O vereador também falou sobre a importância da atuação parlamentar na criação e alteração de leis para melhorar a vida da cidade. “A diferença é que, em vez de regrarmos uma turma, a gente regra uma cidade inteira”, falou Issur.

Alexia de Araújo, 12 anos, é aluna do 6º ano da Ana Néri. Ela relatou que gostou muito da palestra. “Aprendi que a política não é só roubalheira e, também, que a gente pode fazer política na escola, por exemplo. Se eu me tornar uma vereadora mirim, poderia ajudar a cidade. E também teria a oportunidade de conhecer melhor o que os vereadores estão pensando e fazendo por Novo Hamburgo”, contou.

Também aluno do 6º ano, Érick Kauã Costa Baptista, 11 anos, também aprovou o projeto. “É educativo e nos ensina sobre política e sobre como podemos ajudar a nossa comunidade. Se eu fosse vereador mirim, melhoraria a sinalização de trânsito, porque muitas pessoas não respeitam”, disse. O estudante destacou ainda que o projeto é importante para que os jovens possam se aprimorar e, quando adultos, saber votar de forma consciente.

Em 2018, sete escolas da rede municipal participam do Vereador Mirim. Cada instituição possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger seus dois representantes. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação para os vereadores mirins e seus respectivos suplentes. O projeto culmina com uma sessão especial, na qual vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.

O Projeto Vereador Mirim

O Projeto Vereador Mirim, voltado para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo, é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora de 2017 e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores da 17º Legislatura.

Objetivo do Projeto:

Incentivar a participação do jovem na política, através da integração da Câmara de Novo Hamburgo com a comunidade escolar do município, fazendo com que os estudantes compreendam o papel do Poder Legislativo Municipal e contribuindo para a formação da cidadania e conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

Clique aqui para conhecer a Revista do Vereador Mirim – material distribuído a todos os alunos que participaram da fase de palestras. 

 

 

 

 

 

registrado em: