Participação da comunidade em redes sociais da Câmara aumenta 23,1% no último ano

por Maíra Kiefer última modificação 27/03/2023 11h44
24/03/2023 – Um crescimento de 38,2% no Instagram, 15,5% no Facebook e 30,8% no Youtube. Esses são alguns dos percentuais obtidos pela Gerência de Comunicação da Câmara Municipal de Novo Hamburgo em trabalho realizado ao longo de 2022. Ao serem comparados os dados com o ano anterior, calcula-se um aumento de 23,1% na totalidade de inscritos nessas redes sociais. A prestação de contas do setor foi realizada nesta semana em reunião da Mesa Diretora e dos líderes dos partidos. Outros pontos destacados pelo publicitário Moris Mozart Musskopf, que está a frente do grupo há três anos, são a produção de 1,7 mil vídeos para o canal do Youtube da TV Câmara, 667 notícias (todas ilustradas) para o portal institucional e 11.500 fotografias em alta resolução na página do Flickr – que já conta com 60 mil fotos à disposição da imprensa e da comunidade hamburguense.
Participação da comunidade em redes sociais da Câmara aumenta 23,1% no último ano

Crédito: Josyane Cardozo/CMNH

A Gerência de Comunicação Social é responsável por planejar todo o conteúdo institucional da Câmara, coordenando a produção jornalística e publicitária, elaborada tanto pelo setor quanto pelos estagiários de áreas afins lotados nos gabinetes, e pelo trabalho desenvolvido pela Assessoria de Relações Públicas e pelo Cerimonial. 

Segundo Musskopf, 365 notícias foram aproveitadas parcial ou integralmente pelos jornais da cidade e do estado. Todas os índices apresentados foram alcançados de forma orgânica, ou seja, sem investimento de dinheiro público. Também presente na reunião, a assessora de imprensa Tatiane Lopes destacou que a equipe de jornalistas concursados da Casa supervisiona e orienta todos os estagiários de comunicação, marketing, artes visuais e áreas afins dos 14 gabinetes parlamentares. Fruto desse trabalho, uma seção do site do Legislativo divulgou outros 182 textos, também replicados pelos informativos locais. 

Durante a reunião, os profissionais destacaram que no portal ainda é possível encontrar o Diário Oficial Eletrônico da Câmara (que há sete anos vêm trazendo economia de cerca de 70% em publicações oficiais), a página de Transparência – com informações diversas sobre folha de pagamento, documentos e relatórios – e conteúdos atualizados sobre a instituição, os setores administrativos, os gabinetes parlamentares e o próprio município. O site está de acordo com as exigências, inclusive de acessibilidade, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS). 

Um destaque especial foi dado para a TV Câmara NH - o canal de televisão institucional que tem o objetivo de divulgar a atuação parlamentar por meio da transmissão ao vivo de sessões plenárias e audiências públicas, produção de programas e elaboração de reportagens a respeito das ações do Legislativo, dos vereadores e das comissões permanentes. “A programação está voltada também para outros assuntos de interesse público envolvendo educação, saúde, cultura e cidadania”, frisou o gerente do setor. 

Com programação ao vivo e gravada, a TV Câmara pode ser assistida às segundas, terças e quintas-feiras, das 17h às 22h, e às quartas e sextas, das 13h às 20h, pelo canal 16 da Claro. As exibições ao vivo também podem ser assistidas pelo portal.camaranh.rs.gov.br, pelo youtube.com/TVCamaraNH e pelo Facebook.com/camaranh. O sinal da emissora hamburguense é compartilhado com a TV Assembleia do Estado, responsável pela veiculação de programas nos demais horários. No Facebook também são publicadas informações sobre os bastidores, reportagens e notícias a respeito da instituição e das ações parlamentares. Criado em 11 de abril de 1996, o canal do Legislativo tornou-se pioneiro no estado e completa, em 2023, 27 anos. 

Comunicação institucional

A Câmara tem como missão legislar, fiscalizar e atuar com transparência na promoção da cidadania e na representação da sociedade hamburguense. Para que isso ocorra de forma plena, apontou Tatiane, precisa comunicar-se com seu público, ou seja, todos os cidadãos. A jornalista acrescenta que, conforme preceitua a Constituição Federal, o poder público tem por obrigação ser o mais transparente possível nas ações e decisões que toma, conferindo ao cidadão a oportunidade de conhecer a conduta de seus agentes. “ A Assessoria de Imprensa prima por tornar acessível à comunidade as informações sobre o trabalho dos vereadores, matérias legislativas, comissões parlamentares, sessões plenárias e as decisões da Casa, não só por meio de publicidade institucional, mas especialmente através da publicação de textos jornalísticos em seu portal e redes sociais e no envio dos materiais para os veículos de comunicação da cidade e região”, afirmou. 

O setor, ainda, é responsável pelas publicações impressas da Câmara, como a Carta de Serviços ao Cidadão, a Revista do Vereador Mirim, o livro do Prêmio Leopoldo Petry, a cartilha da Rede Integrada Laço Lilás. Além de conteúdos mais extensos, a Gerência de Comunicação produz também folders, flyers, cartões de visita, crachás, convites, cartazes, outdoors, adesivos, banners e painéis e se dedica à elaboração de anúncios institucionais em mídia impressa e para o rádio. Há ainda produção de conteúdo para o público interno, com pautas para melhoria do desempenho profissional, além de campanhas de conscientização, exploradas em diversas editorias dos murais dispostos nos andares da sede da Câmara.

 

Números da Assessoria de Imprensa em 2022

Notícias publicadas: 667 (365 aproveitadas parcial ou integralmente por veículos de comunicação da região)

Matérias publicadas na seção Gabinetes: 124 (182 aproveitadas pelos veículos de comunicação – um mesmo gabinete pode ser aproveitado por mais de um jornal).

Anúncios para jornais e emissoras de rádio: 49

Conteúdos para o Mural Nossa Casa: 105

Fotografias publicadas no Flickr: 11.480

Conteúdos para as redes sociais: 970 (sem contabilizar os stories)

Vídeos publicados no canal da TV Câmara no YouTube: 391

- Facebook:

Novas curtidas na página: 717

Seguidores no final de 2022 5.421

Média de pessoas alcançadas por mês: 3.555 (maior alcance em abril: 14.119. Menor alcance em dezembro, em função do recesso parlamentar: 1.558)

- Instagram:

Novos seguidores: 544

- Twitter:

Novos seguidores: 17

- YouTube:

Novos inscritos: 623

Média de visualizações em 2022: 1.736  

Equipe da Gerência da Comunicação Social 

- Gerente de Comunicação Social: Moris Mozart Musskopf (publicitário)

- Assessoria de Imprensa: os jornalistas concursados Daniele Souza (responsável pelo Setor de TV), Jaime FreitasLuís Francisco CaselaniMaíra Kiefer (responsável pelo Setor de Agência de Notícias, Mídia e Imagem) e Tatiane Lopes (responsável pela Assessoria de Imprensa). Integram a equipe os estagiários Mizael Tobias Domingues (estudante de Artes Visuais), Josyane Cardozo (estudante de jornalismo) e Eduarda Souza (estudante de jornalismo). 

- Assessoria de Relações Públicas: Greisi de Vargas (relações-públicas).

- Setor de Cerimonial: servidores concursados Carlos Roberto dos Santos, Cleusa da Silva Lopes, Fabrício da Rosa, Juliano Rodrigues, Marco Aurélio da Silva e Marlon Aziz.

Equipe da TV (empresa terceirizada contratada mediante licitação)Lucas Mallmann (cinegrafista/editor de vídeo), Mateus Weiermuller (cinegrafista e operador de switcher), Paulo Rodrigo (editor de vídeo/criação e animação gráfica) e Viccenzo Zang (cinegrafista e operador de switcher). 

Conheça as redes sociais da Câmara:

- Facebook: facebook.com/CamaraNH

- Instagram: @camaranh

- Twitter: @camaranh

- YouTube: youtube.com/TVCamaraNH