Parlamento Metropolitano é tema de reunião entre presidentes de Legislativos

por Jaime Freitas última modificação 23/05/2017 20h28
23/05/2017 – A presidente do Legislativo hamburguense, Patricia Beck (PPS), esteve reunida na manhã desta terça-feira, 23, com o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Cássio Trogildo (PTB), o deputado estadual Maurício Dziedricki (PTB) e o vereador Mauro Pinheiro (Rede). A pauta do encontro foi a retomada das atividades do Parlamento Metropolitano (PM), que estavam suspensas em razão da mudança de legislaturas nas eleições do ano passado.

Criado em 2015 por iniciativa do então presidente do Legislativo da Capital gaúcha à época, Mauro Pinheiro, o Parlamento Metropolitano tem o objetivo de integrar ações e discussões de temas comuns aos 34 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Pinheiro fez uma breve explanação sobre o que já foi realizado e destacou o reinício dos trabalhos. Também lembrou que o PM já conta um regimento interno aprovado no primeiro ano de trabalho e, neste ano, serão realizadas eleições para a nova Mesa Diretora.

Patricia Beck considera de grande importância o trabalho de integração entre os parlamentos que constituem a RMPA. “A estreita cooperação e intensificação dos contatos por meio do Parlamento Metropolitano vai auxiliar na busca por soluções de diversos problemas comuns aos municípios da região”, afirmou. A atual presidente do legislativo propôs que Novo Hamburgo sedie encontros do Parlamento Metropolitano na região.

Cássio Trogildo destacou seu apoio em reinstalar o Parlamento Metropolitano e citou o tema da Segurança como exemplo de um problema comum a todos. “Em 2016, iniciamos os trabalhos do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano. As soluções para o enfrentamento de nossas dificuldades podem ser pensadas coletivamente”, disse.

Na semana passada, o Parlamento Metropolitano retomou as atividades e marcou eleição de Mesa Diretora. No encontro, com representantes de câmaras de Alvorada, Arroio dos Ratos, Campo Bom, Esteio, Glorinha, Portão, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, Rolante e Taquara, foram debatidas as perspectivas de continuidade do trabalho iniciado na legislatura anterior para o período 2017/2020. Para facilitar o trabalho e a mobilização, foi definida uma divisão do PM em sete regiões: Porto Alegre; Vale do Gravataí (Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão); Vale do Rio dos Sinos (Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Canoas); Vale do Caí (Capela de Santana, Montenegro, Portão e São Sebastião do Caí); Vale do Sapateiro (Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Araricá); Vale do Paranhana (Igrejinha, Parobé, Rolante e Taquara); e Região Carbonífera (Arroio dos Ratos, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, São Jerônimo e Triunfo). Também foi estabelecido um novo cronograma de debates, a partir de temas do interesse das cidades da Região Metropolitana participantes.

As reuniões regionais servirão para mobilizar os vereadores para a eleição da nova Mesa Diretora. A primeira destas reuniões com as câmaras do Vale do Gravataí será no próximo dia 26 de maio, às 10 horas, na Câmara Municipal de Glorinha. Os demais encontros foram marcados para o Vale dos Sinos, 9 de junho, em Esteio; Vale do Sapateiro, em 16 de junho, em Campo Bom; Vale do Paranhana, 30 de junho, em Taquara; e na Região Carbonífera, no dia 7 de julho.

* Com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre