Parlamentares acompanham inauguração da nova sede dos cartórios eleitorais de Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer última modificação 05/10/2023 15h11
04/10/2023 – A inauguração da nova sede dos Cartórios Eleitorais de Novo Hamburgo e da Central de Atendimento ao Eleitor, realizada em cerimônia na tarde desta quarta-feira, 4, teve a participação do presidente do Legislativo, Fernando Lourenço (PDT), e dos vereadores Gerson Peteffi (MDB) e Inspetor Luz (MDB), da diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e de representantes de gabinetes. Com acesso facilitado à população por ser próximo ao Paradão, o espaço com 700 metros quadrados localiza-se na rua Marcílio Dias, 1779.
Parlamentares acompanham inauguração da nova sede dos cartórios eleitorais de Novo Hamburgo

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

A analista judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Angela Hartmann Schneider Menezes, explicou que esse é o terceiro lugar ocupado pela Justiça Eleitoral no município: primeiramente funcionava no Fórum e depois por 16 anos na avenida Pedro Adams Filho, no bairro Pátria Nova. Com aproximadamente 227 mil habitantes, Novo Hamburgo tem cadastrados 180.158 eleitores, registrados em duas zonas eleitorais.

Além de ser acessível a cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, Fernando Lourenço salientou a importância de o espaço ficar na área central e próximo de vias com várias opções de transporte coletivo.

Descerramento

Acompanhada pelo desembargador Voltaire de Lima Moraes, Vice-Presidente e Corregedor-Geral da Justiça (TRE/RS), a cerimônia de descerramento da placa contou com a participação da juíza eleitoral da 76ª Zona Eleitoral, Juliane Pereira Lopes, e do juiz eleitoral da 172ª Zona Eleitoral, Adriano Parolo.

O desembargador Voltaire sinalizou a mobilização de Parolo, quando ainda era juiz coordenador, pelas tratativas iniciais para que a mudança para o novo imóvel se concretizasse. Em seu pronunciamento, comentou ainda o avanço da Justiça Eleitoral em Novo Hamburgo ao implantar uma central de atendimento ao eleitor. Ele explicou ainda a estrutura de atendimento existente no município, tendo a 76ª zona eleitoral 88.414 eleitores, 277 seções eleitorais e 25 locais de votação e a 172ª zona eleitoral 91.744 eleitores, 273 seções eleitorais e 31 locais de votação.

“A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, com a função precípua de fazer com que as eleições fossem livres e fossem realmente pleitos cujo resultado final, a totalização, espelhassem a vontade do eleitor e não sofressem a influência de terceiros tentando deturpar o processo eleitoral. Cada vez mais, a Justiça Eleitoral vai se empenhar em dar qualidade e igualdade a todos os partidos e candidatos e eliminar toda e qualquer desinformação que venha conspurcar o pleito eleitoral", declarou o desembargador.

Estavam presentes à solenidade o representante da prefeita, assessor jurídico especial José Cassio Bortolini, o diretor do Foro de Novo Hamburgo, Carlos Fernando Noschang, o representante do Comandante Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Dos Sinos, Major Ângelo Ferraz, o presidente da OAB-NH, Carlos Edurdo Braun, o Chefe da Terceira Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Eduardo Hartz, o titular da Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, Tarcídio Kaltbach, o Diretor da Guarda Municipal, Sérgio Ricardo Carvalho, e o Secretário de Administração do TRE, Vital Cappellari Corrent, entre outros.

Parceria com o Legislativo

Em março de 2023, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) firmou parceria com a presidência da Câmara Municipal de Novo Hamburgo para integrar-se junto à Escola do Legislativo ao Projeto Vereador Mirim. A ação foi realizada pela importância de formar cidadãos críticos e com consciência política. Neste ano, participam do Vereador Mirim quatro escolas da rede municipal, duas da estadual e uma da rede privada de ensino. Além de realizar capacitações aos estudantes, fornecer as urnas eletrônicas e participar de toda a preparação que antecedeu o pleito, a Justiça Eleitoral esteve presente na diplomação dos estudantes, ocorrida em 16 de agosto, com a presença da presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), Vanderlei Teresinha Kubiak. “A democracia se constrói dia a dia, não somente em dia de eleição e principalmente dentro de cada um de nós. Isso deve ser valorizado desde a infância”, apontou a desembargadora na ocasião.

A união entre TRE e Parlamento é exaltada pela Escola do Legislativo. "A parceria entre a Câmara Municipal de Novo Hamburgo e a Justiça Eleitoral tem proporcionado a realização de atividades que contribuem para o fortalecimento da democracia, principalmente através do Projeto Vereador Mirim. Hoje, ficamos muito felizes em prestigiar a inauguração da nova sede dos cartórios eleitorais da cidade que já está proporcionando uma melhor estrutura para o atendimento da comunidade de Novo Hamburgo", acrescentou Maria Carolina Hagen. 

Confira as fotos da inauguração:

Inauguração da nova sede dos cartórios eleitorais