Pão de milho com chimia, nata e salsichão é aprovado como patrimônio cultural

por Jaime Freitas última modificação 21/08/2024 20h24
21/08/2024 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 21, substitutivo encaminhado por Gustavo Finck (PP) que declara o tradicional lanche de pão de milho com chimia, nata e salsichão como patrimônio histórico-cultural imaterial da cidade. O pedido de tombamento da clássica opção gastronômica das bancas da Praça do Imigrante segue agora para avaliação do Executivo.
Pão de milho com chimia, nata e salsichão é aprovado como patrimônio cultural

Foto: arquivo/PMNH

Tornar o lanche tradicional do município um patrimônio histórico-cultural agrega um valor único e garante sua preservação, a fim de que gerações futuras também o conheçam”, justifica Finck.

Leia na íntegra o Substitutivo nº 2/2024.

 

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita.

 

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.

registrado em: