Painel de votação eletrônica completa um ano de implantação

por Maíra Kiefer última modificação 27/10/2020 18h03
26/10/2020 – As votações nominais, por meio do uso de painel eletrônico, completaram na última sexta-feira, 23, um ano de retomada no Legislativo hamburguense. A data foi lembrada pelo presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), durante a sessão plenária de segunda-feira, 26. Ele sinalizou o custo baixo da iniciativa, menos de R$ 10 mil, realizada durante a presidência de Raul Cassel (MDB) em 2019. No começo dos anos 2000, a Câmara adotou sistema de registro das apreciações, adquirido por meio de licitação junto à empresa Eliseu Kopp & Cia. Ltda. Após a reforma do plenário em 2012 e problemas no funcionamento, o dispositivo deixou de ser utilizado pelos parlamentares.
Painel de votação eletrônica completa um ano de implantação

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

“A instalação do novo equipamento veio através da adesão da Casa à nova versão do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), produto oferecido pelo Interlegis – Instituto Legislativo Brasileiro, braço do Senado Federal, que ajuda as câmaras de vereadores de todo o país no processo de modernização. Essa alternativa, com o uso de telão, foi adotada com um valor extremamente acessível, correspondente aos anseios da comunidade hamburguense de economicidade e de resolubilidade das ações de todos os vereadores. Mais uma vez a Casa dá exemplo de enxugamento da máquina, de transparência e de modernidade”, completou Peteffi, parabenizando a todos que viabilizaram o projeto.

Permitindo mais clareza e entendimento para os cidadãos que acompanham as votações dos projetos, a ferramenta foi colocada em prática pela Gerência de Tecnologia da Informação da Casa e Diretoria, que tinha à sua frente na ocasião, Deiwid Amaral da Luz. Alguns aperfeiçoamentos vêm sendo realizados, com o apoio da TI, possibilitando, inclusive, sessões virtuais, adotadas em duas ocasiões em Novo Hamburgo.

 

Como funciona o equipamento atual 

O sistema que propicia a votação eletrônica é gratuito. Para indicar seus votos, os parlamentares utilizam notebooks, já instalados em suas bancadas. O painel eletrônico serve ainda como retorno para a TV Câmara, apresentação de fotos e vídeos, além de exibir todos os dados pertinentes ao andamento da sessão, tornando ainda mais transparente a discussão e apreciação dos projetos.