Pai da dupla Lucas e Felipe pode virar nome de rua em Canudos

por Luís Francisco Caselani última modificação 16/11/2023 16h48
16/11/2023 – Uma das vítimas da Covid-19 em Novo Hamburgo, o comerciante Juarez Schenckel de Andrade pode ter seu nome eternizado em uma das ruas do loteamento Marisol, no bairro Canudos. A proposta, elaborada pelo vereador Cristiano Coller (PTB), tramita na Câmara desde o final de outubro. Na última segunda-feira, 13, o texto obteve parecer favorável de duas comissões permanentes, assegurando seu encaminhamento a plenário. As datas das duas votações, no entanto, ainda não foram definidas.
Pai da dupla Lucas e Felipe pode virar nome de rua em Canudos

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Natural de São Francisco de Paula, mas morador de Novo Hamburgo desde muito jovem, Juarez ficou conhecido na cidade como o pai e principal incentivador da dupla sertaneja Lucas e Felipe. “Muito participativo em eventos e festividades, sempre foi benquisto no bairro Liberdade, onde viveu até seu falecimento. Juarez foi um pai maravilhoso e um marido exemplar. Dedicado à carreira dos filhos, levava a dupla para se apresentar por toda a região. Um homem que colocava sua família em primeiro lugar”, relembra Coller.

Juarez faleceu no dia 4 de abril de 2021, aos 64 anos, após passar um mês internado para o tratamento de complicações desencadeadas pela Covid-19. Além de Lucas e Gustavo (nome de batismo do músico Felipe), ele também deixou o filho Eduardo e a esposa Nara. Caso o Projeto de Lei nº 63/2023 seja aprovado pela Câmara e sancionado pela prefeita Fátima Daudt, Juarez Schenckel de Andrade dará nome à rua 5 do loteamento Marisol.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a proposição é inicialmente analisada pelo Setor de Apoio Legislativo. Se estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a matéria é devidamente numerada e publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde pode ser acessada por qualquer pessoa.

Posteriormente, sua ementa é lida em plenário durante o expediente da sessão. De lá, é encaminhada à Diretoria Legislativa para a definição de quais comissões permanentes deverão analisá-la, de acordo com a temática abordada. O texto segue, então, à Procuradoria-Geral da Casa e à Gerência de Comissões. Serão os próprios vereadores, dentro das comissões, que decidirão quais projetos poderão ser levados à votação em plenário.

registrado em: