Otimismo do setor calçadista marca abertura da 47ª Fimec

por Daniele Silva última modificação 15/03/2024 14h14
12/03/2024 – Criatividade, inovação e sustentabilidade. Esses são os pilares da cadeia produtiva do setor coureiro-calçadista, reunida na Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec). A 47ª edição do evento acontece entre os dias 12 e 14 de março, nos pavilhões da Fenac em Novo Hamburgo. A Fimec é a única feira do mundo que reúne toda a operação do segmento em um mesmo local. A quantidade de expositores e a área comercializada classificam a Fimec 2024 como a maior dos últimos 10 anos.
Otimismo do setor calçadista marca abertura da 47ª Fimec

Foto: Daniele Souza/CMNH

Na abertura oficial, realizada na tarde desta terça-feira, 12, o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, ressaltou o papel da empresa em colocar o Novo Hamburgo no mapa dos principais eventos do Brasil e da América Latina. “A Fimec propõe soluções, tecnologia em máquinas, processos, materiais para garantir produtividade sustentável que o setor calçadista precisa para prosperar. E isso está sendo posto em prática na Fenac também.”

Conforme Jung, esta é uma edição como há muito não se via, tanto em geração de negócios, quanto em expectativa de visitação e área de exposição comercializada. “Estamos em uma Fenac diferente: mais moderna, com eficiência econômica e com um calendário preenchido de eventos”, comemorou.

Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gerson Berwanger ressaltou que o setor vai muito além de produzir matéria-prima. “É impossível não reconhecer, andando pelos corredores e conversando com os clientes, a inovação, a dedicação incansável de quem permeia para o produto aqui apresentado. A indústria de materiais com sua criatividade e comprometimento é o alicerce sobre o qual construímos, com muita história, amor e qualidade os nossos calçados. Definindo não apenas o design, mas o valor agregado dos nossos produtos.”

Ao apresentar os números do setor calçadista, Berwanger citou os mais de um milhão de empregos diretos e indiretos de uma indústria que exporta para mais de 170 destinos. “Que a Fimec seja um catalisador para parcerias duradouras e uma plataforma onde a cooperação se fortalece, solidificando nossa posição como protagonistas da indústria. Estamos todos comprometidos com o sucesso coletivo. E juntos podemos alcançar patamares ainda mais altos.”

Em primeira mão, a prefeita Fátima Daudt anunciou a inauguração do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) e as empresas e instituições que estarão no local, cujo as obras iniciaram em 2018.

Em seu discurso, a chefe do Executivo pontuou os conceitos que integram o slogan da Fimec 2024 "Inovação, Tecnologia e Impacto Positivo no Mundo”. Para ela, inovação significa soluções novas e criativas para os desafios do mercado coureiro-calçadista. “Quando se fala em tecnologia, são inúmeras aplicações, especialmente para reduzir custos e monitorar a produção tornando a operação das empresas mais eficientes. Já o impacto positivo é a soma de tudo que o setor gera a partir dos seus produtos: empregos, renda e desenvolvimento econômico e social. É o compromisso de deixar um legado significativo para as futuras gerações”, finalizou.

A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo, o deputado estadual Issur Koch (PP), secretários municipais e os vereadores Cristiano Coller (PRD), Darlan Oliveira (PDT), Gustavo Finck (PP), Lourdes Valim (Republicanos), Raizer Ferreira (PSDB), Ricardo Ritter – Ica (PSDB) e Semilda - Tita (PSDB).

 

Sobre a Fimec

A Fimec acontece de 12 a 14 de março, das 13h às 20h, na Fenac em Novo Hamburgo/RS. Maior feira do mercado coureiro-calçadista da América Latina, esta edição terá uma área de exposição de cerca de 14 mil m², se consolidando como a maior Fimec dos últimos 10 anos. Mais de 20 mil visitantes são esperados.

São cerca de 400 expositores no total, reunindo indústrias de todo o Brasil e 80 empresas estrangeiras vindas da China, Japão, Argentina, Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Peru. As indústrias presentes na Fimec serão dos seguintes segmentos: 45% máquinas, 40% componentes 15% couros e máquinas para curtumes.

Com o mote "Inovação, Tecnologia e Impacto Positivo no Mundo”, a 47ª Fimec apresenta uma indústria coureiro-calçadista cada vez mais sustentável, atenta ao comportamento do mercado.