Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo completa 70 anos

por Daniele Silva última modificação 09/06/2022 14h57
08/06/2022 – Fundada em 1952 como a antiga Banda Municipal, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) completou 70 anos de história no último domingo, dia 5 de junho. Para marcar a efeméride, a Câmara destinou parte da sessão plenária desta quarta-feira, 8, para uma homenagem. A comemoração foi proposta pelo vereador Raizer Ferreira (PSDB). A OSNH reúne atualmente 35 músicos e é uma das orquestras mais antigas do Estado.
Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo completa 70 anos

Moris Mozart Musskopf/CMNH

Na tribuna, Raizer apresentou um breve histórico da orquestra e frisou o tombamento, que se deu pelo valor histórico e cultural e pela necessidade de proteger e promover as expressões culturais que constituem parte da nossa identidade. “De olho no futuro, a orquestra investe na formação de crianças e jovens por meio de projetos em conjunto à administração municipal, como o Núcleo de Orquestras Jovem. O projeto oferece aulas de instrumento, teoria, percepção musical e prática de conjunto coletivo, contemplando aproximadamente 100 alunos.” O vereador citou os benefícios desses projetos à comunidade e exibiu um vídeo com atuação da OSNH no aniversário de 94 anos de Novo Hamburgo.

Para Enio Brizola (PT), a orquestra é referência cultural da cidade. Músicos competentes que se apresentam em grandes palcos, no teatro, mas que estão presentes no chão da escola, aproximando as crianças das nossas escolas municipais com essa proposta cultural tão linda, tão necessária principalmente para os dias de hoje. Dias tão sofridos, que através da música a gente consegue diminuir um pouco o impacto desses tempos de pandemia, em que vocês também foram impactados.” Brizola comentou seu apreço pela cultura gaúcha e falou de uma das apresentações mais belas que já assistiu: da orquestra em um CTG, no bairro Roselândia, onde ocorreu uma integração com o grupo Mas Bah. “Foi emocionante. Aproximar uma comunidade lá da periferia, que gosta muito da cultura gaúcha, da música mais clássica, fazendo toda uma concertação. Como ficou lindo com os nossos clássicos gaúchos.”

Felipe Kuhn Braun (PP) falou sobre os diversos momentos na história de Novo Hamburgo nos quais a música esteve presente. E também sobre o legado dos imigrantes alemães por trazerem os primeiros conjuntos musicais e grupos corais. “Cada um de vocês, nesses 70 anos, transmitem parte do que é anos da sociedade, de como ela pulsa, e conseguem através da música fazer a gente vibrar com isso. Ficamos muito felizes em fazer parte dessa homenagem e por tê-los na nossa cidade. Hoje vocês são um elo dos que aí estão e dos vindouros, das próximas gerações que farão parte da nossa orquestra.”

Após as falas dos vereadores, Raizer entregou um quadro de homenagem ao diretor artístico, Gustavo Müller. O músico explanou sobre a satisfação de ser músico da orquestra e de ser diretor artístico desde 2014. Contou também que, aos 16 anos, fez parte como músico convidado. Müller rememorou a história da banda e lembrou a época que os ensaio aconteciam no centro de cultura, onde era a casa do Arlindo Ruggeri. Ele agradeceu àqueles que fundaram a antiga banda, que deram origem à atual OSNH.

O músico frisou a importância do financiamento público e também privado para a cultura. “Hoje a economia da cultura movimenta praticamente 3% do PIB brasileiro, uma monta de cerca de R$ 171 bilhões. E quando eu falo de cultura, não é só de música. São todas as áreas que a cultura engloba, porque a área cultural também emprega muita gente.”

Gustavo Müler convidou a comunidade a prestigiar o projeto “4 ventos”, uma série de shows que une a orquestra e convidados, com apresentações de música popular. E finalizou enaltecendo o trabalho de formação musical no Núcleo de Orquestras Jovem e todos os benefícios do ensino de música.

O presidente Cristiano Coller (PTB) agradeceu os 70 anos em que a OSNH vem atuando nos eventos na cidade. Ele contou também sobre a criação do Natal dos Sinos, quando foram levados shows da orquestra municipal aos bairros e vilas da cidade.

Orquestra de Sopros
Um dos grupos orquestrais mais antigos do Rio Grande do Sul, a OSNH iniciou suas atividades em 5 de junho de 1952 com a criação da Banda Municipal, sob a regência de Arlindo Ruggeri. Tombada como patrimônio histórico, artístico e cultural do Município desde 2008, a OSNH apresenta uma formação estruturada nos instrumentos de sopro e percussão. Com um repertório diversificado, que transita do popular ao erudito – passando por trilhas sonoras e músicas temáticas –, a orquestra é composta por 34 instrumentistas e trabalha atualmente com maestros convidados.

Confira as fotos da homenagem na galeria do Flickr (clique para acessar): 

 

70 anos da Orquestra de Sopros

registrado em: