Organizadores de evento voltado à prevenção ao suicídio pedem apoio ao Tamu Junto Viva Mais 2024

por Maíra Kiefer última modificação 28/08/2024 19h58
28/08/2024 – A sessão plenária desta quarta-feira, 28, teve um espaço especial para um tema delicado para os gaúchos: os altos índices de suicídio registrados no Estado, números que o colocam no topo de uma trágica lista no Brasil. De acordo com Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em 2024, entre as unidades da federação, verificaram-se maiores taxas no Rio Grande do Sul (12,37), Piauí (11,83) e Mato Grosso do Sul (11,76) na análise de dados referentes a 2021. Para abordar o assunto, ao qual são voltadas várias ações durante o Setembro Amarelo, foram convidados Uelington Reis e Eduardo Reis, coordenadores do Tamu Junto Viva Mais e da Mocidade para Cristo NH, respectivamente. Eles compareceram ao Legislativo por proposição do vereador Cristiano Coller (PP) para divulgar a segunda edição de evento que congregará estudantes de Novo Hamburgo e região nos dias 9, 10, 11, 12, 13 e 19 para acompanharem palestras sobre a importância da preservação da vida. Neste ano, o tema é valorização da identidade e a superação do bullying.
Organizadores de evento voltado à prevenção ao suicídio pedem apoio ao Tamu Junto Viva Mais 2024

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Conforme o relato de Uelington Reis, em 2023, a ação Tamu Junto Viva Mais reuniu 4.500 alunos de 20 escolas em dois dias na Fenac. Para este ano, o grupo almeja atingir oito mil estudantes, do sexto ano até universitários, em cinco locais distintos. As orientações serão repassadas em encontros nos ginásios do Colégio Estadual 25 de Julho (9 e 10/09), em Novo Hamburgo; Colégio Estadual 8 de Setembro (11/09), em Estância Velha; da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (12/09), Hauber (13/09), do Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes (19/09), em Novo Hamburgo. Segundo os organizadores, há vagas para os dias 9 e 13. Para a realização das atividades, eles informaram necessitarem de doações, que podem ser repassadas ao pix: tamujuntovm@gmail.comO evento terá a participação de psicólogos e momentos musicais. Na sessão, Eduardo deu uma amostra do ritmo que pautará os encontros e tocou a canção Dias Melhores, consagrada pela banda Jota Quest.

A origem da ação

Uelington explicou que a iniciativa tomou forma no ano passado após um estudante da escola estadual Osvaldo Aranha, localizada no bairro Ideal, tirar a sua vida por causa do fim do relacionamento com sua namorada. Essa situação impeliu a entidade a dar uma resposta aos estudantes sobre maneiras de enfrentar a depressão e momentos de desespero. Quando mencionou as preocupantes estatísticas gaúchas, nas quais a região do Vale do Sinos e Serra estão em destaque, apontou que, assim como a epidemia da Covid contribuiu para agravar o cenário, as enchentes de maio também impactaram na saúde mental da população. “Nesse pódio a gente não quer estar’, ressaltou.

O coordenador do evento lamentou que o fato de a ação ser desenvolvida por uma ONG cristã desmotive a adesão em maior peso de instituições de ensino municipais de Novo Hamburgo. Ele frisou que as palestras não visam a conversão dos participantes, mas ao apoio e à motivação em estar vivo.

Ao se manifestar, Cristiano Coller reforçou que cada vez mais o suicídio tem atingido a juventude. “Acontece com muito mais frequência do que a gente imagina, com índices muito grandes entre jovens”, mencionou o vereador. Em 2019, no Brasil, o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) aponta o suicídio como a segunda principal causa de mortes de adolescentes de 15 a 19 anos e como a quarta principal entre indivíduos de 20 a 29 anos.

“Todas as pessoas conheceram pelo menos uma pessoa que cometeu suicídio”, lamentou Coller, revelando que ele sentiu pela perda de pelo menos 10 pessoas nessas circunstâncias. O parlamentar também salientou a importância do trabalho desenvolvido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) no resgate de muitas vidas. Para entrar em contato, é possível ligar para o número gratuito 188, por e-mail ou chat acessado pelo site cvv.org.br. As ligações são sigilosas e anônimas.

Além do proponente, o vereador Raizer Ferreira (PSDB) parabenizou a iniciativa e falou sobre o trabalho conjunto realizado para tornar possível uma ação tão ampla de prevenção ao suicídio.

Confira os dados do Atlas da Violência sobre os índice de suicídio no país

Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. 

 Confira mais informações em @tamujuntovivamais

registrado em: