Amigos do Nick pede apoio do Legislativo para ajudar hamburguense a encontrar doador de medula compatível

por Maíra Kiefer última modificação 29/11/2022 13h34
28/11/2022 - “Façam seu cadastro, vocês podem ser o meu anjo doador”, pediu Franciely Almeida, de 22 anos, que desde 2021 luta contra a leucemia mielóide aguda. O apelo foi feito durante a sessão plenária desta segunda-feira, 28. Para se chegar a um doador de medula óssea compatível, estima-se que são necessárias 100 mil pessoas cadastradas, conforme Lilian Gomes, idealizadora da ONG Amigos do Nick, e presente também ao Legislativo para divulgar campanha para salvar a jovem hamburguense e outras pessoas acometidas com a enfermidade, que atinge cerca de 12 mil pessoas no Brasil por ano.
Amigos do Nick pede apoio do Legislativo para ajudar hamburguense a encontrar doador de medula compatível

Foto: Daniele Souza/CMNH

Segundo Lilian, o país tem 4 milhões de cidadãos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), contudo, esse número é insuficiente para salvar as vidas que correm risco nesse momento.

Para mobilizar a comunidade da região, a ONG tem organizado comitivas com turmas de possíveis doadores que rumam semanalmente ao Hemocentro de Porto Alegre. O ponto de partida é a sede do Legislativo. As datas são definidas conforme agendamento da instituição da Capital. Tenho certeza que as pessoas que foram com os grupos saíram do Hemocentro muito melhor do que entraram”, afirmou Lilian sobre a satisfação e contentamento que os doadores sentem ao ajudar o próximo.

A incansável luta pela vida, capitaneada por Lilian há quase 10 anos, teve início quando seu filho, Nickollas Gomes, foi diagnosticado com a doença. O jovem morreu em agosto de 2013, aos 17 anos. Antes de partir, o rapaz deixou escrito para a sua mãe o seu desejo de auxiliar outras pessoas diagnosticadas com a enfermidade.

O presidente Cristiano Coller (PTB) elogiou o empenho e a dedicação de Lilian, que tendo perdido seu filho não se recolheu ao luto, mas passou a buscar a salvação de tantos outros jovens. O parlamentar afirmou entender a dor da mãe de Nick por também sofrer até hoje com a morte de seu primogênito em um acidente de trânsito, ocorrido em 2019.

Darlan Oliveira (PDT) e Semilda - Tita (PSDB) exaltaram o trabalho da ONG e informaram que vão se unir à causa. 

Mais informações podem ser conferidas em Amigos do Nick no Facebook e no Instagram.

Confira na íntegra o programa Vitalidade que abordou o tema: