Oficina apresenta aplicações práticas da Inteligência Artificial no Legislativo

por Maíra Kiefer última modificação 19/08/2025 19h44
19/08/2025 – No dia 14 de agosto, Leonardo Zandoná, servidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, conduziu a oficina “O Futuro é Agora: Inteligência Artificial para Otimizar o Trabalho Legislativo”, realizada na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. O encontro, estruturado em cinco etapas, teve como objetivo desmistificar a tecnologia e mostrar como ela pode ser aplicada de forma prática no cotidiano das atividades institucionais.
Oficina apresenta aplicações práticas da Inteligência Artificial no Legislativo

Crédito: Pyetra Trindade/CMNH

“O trabalho nas Câmaras terá sua produtividade otimizada em até dez vezes. Vamos incorporar novas habilidades e, mais do que isso, passaremos a exercer várias funções, e não apenas a de servidor, administrador ou advogado”, destacou o palestrante. Zandoná é administrador de empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), pós-graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2011).

A atividade foi promovida pela Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich e aberta pela diretora da instituição, Maria Carolina Seitenfus Hagen. Ela destacou que a oficina ocorreu em formato híbrido — presencial e online — e contou com mais de 60 inscritos. Entre os participantes, estavam servidores de dez Câmaras Municipais, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, além de representantes do Senado Federal, do Ministério da Defesa e de diversas escolas do Legislativo em todo o Brasil.

Zandoná relatou que seu interesse por novas tecnologias surgiu a partir de uma palestra assistida na República Dominicana, ministrada por uma integrante da equipe de Inteligência Artificial do Google. Desde então, tem participado de cursos na área e utilizado mais de 30 ferramentas diferentes.

Na primeira etapa da oficina, os participantes foram convidados a compreender o papel da Inteligência Artificial e seus benefícios para o trabalho legislativo. Em seguida, o palestrante apresentou o ChatGPT, ferramenta que tem ganhado destaque pela capacidade de auxiliar na redação de documentos, análises e no atendimento de demandas cotidianas.

“Hoje já sabemos que 700 milhões de pessoas utilizam o Chat semanalmente. Isso significa que um em cada dez habitantes do mundo faz uso da tecnologia”, afirmou, lembrando que o lançamento para o grande público, previsto para 2030, foi antecipado para novembro de 2022. “Por isso dizemos: o futuro já começou.”

Outros recursos também foram explorados: a geração de imagens com IA, que fortalece a comunicação em redes sociais e campanhas institucionais; a plataforma Gamma IA, destacada pela criação de apresentações impactantes em poucos cliques; e, por fim, a utilização de vozes artificiais, que permitem transformar textos em falas, ampliando a acessibilidade de documentos.

 

 Confira a oficina na íntegra nos vídeos abaixo:



 

 

Novas oficinas e palestras

De 30 de setembro a 3 de outubro será realizada a Oficina de Revisão da Lei Orgânica e do Regimento Interno, em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro – Interlegis, do Senado Federal.

Os instrutores serão André Rodrigues e Ricardo Murta (Senado Federal). As inscrições estão abertas até 29/09/2025, às 14h, ou até o preenchimento do número máximo de vagas, pelo link: https://www12.senado.leg.br/interlegis/buscarevento?id=1583 (utilizar a chave LORI09).