Oficina apresenta aplicações práticas da Inteligência Artificial no Legislativo
“O trabalho nas Câmaras terá sua produtividade otimizada em até dez vezes. Vamos incorporar novas habilidades e, mais do que isso, passaremos a exercer várias funções, e não apenas a de servidor, administrador ou advogado”, destacou o palestrante. Zandoná é administrador de empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), pós-graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2011).
A atividade foi promovida pela Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich e aberta pela diretora da instituição, Maria Carolina Seitenfus Hagen. Ela destacou que a oficina ocorreu em formato híbrido — presencial e online — e contou com mais de 60 inscritos. Entre os participantes, estavam servidores de dez Câmaras Municipais, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, além de representantes do Senado Federal, do Ministério da Defesa e de diversas escolas do Legislativo em todo o Brasil.
Zandoná relatou que seu interesse por novas tecnologias surgiu a partir de uma palestra assistida na República Dominicana, ministrada por uma integrante da equipe de Inteligência Artificial do Google. Desde então, tem participado de cursos na área e utilizado mais de 30 ferramentas diferentes.
Na primeira etapa da oficina, os participantes foram convidados a compreender o papel da Inteligência Artificial e seus benefícios para o trabalho legislativo. Em seguida, o palestrante apresentou o ChatGPT, ferramenta que tem ganhado destaque pela capacidade de auxiliar na redação de documentos, análises e no atendimento de demandas cotidianas.
“Hoje já sabemos que 700 milhões de pessoas utilizam o Chat semanalmente. Isso significa que um em cada dez habitantes do mundo faz uso da tecnologia”, afirmou, lembrando que o lançamento para o grande público, previsto para 2030, foi antecipado para novembro de 2022. “Por isso dizemos: o futuro já começou.”
Outros recursos também foram explorados: a geração de imagens com IA, que fortalece a comunicação em redes sociais e campanhas institucionais; a plataforma Gamma IA, destacada pela criação de apresentações impactantes em poucos cliques; e, por fim, a utilização de vozes artificiais, que permitem transformar textos em falas, ampliando a acessibilidade de documentos.
Confira a oficina na íntegra nos vídeos abaixo:
Novas oficinas e palestras
De 30 de setembro a 3 de outubro será realizada a Oficina de Revisão da Lei Orgânica e do Regimento Interno, em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro – Interlegis, do Senado Federal.
Os instrutores serão André Rodrigues e Ricardo Murta (Senado Federal). As inscrições estão abertas até 29/09/2025, às 14h, ou até o preenchimento do número máximo de vagas, pelo link: https://www12.senado.leg.br/interlegis/buscarevento?id=1583 (utilizar a chave LORI09).