Novo Hamburgo poderá ter semana de conscientização sobre o TDAH
“Esse é um assunto que gera bastante preocupação entre familiares, educadores e profissionais da área da saúde, e que merece bastante atenção. Estamos falando de um transtorno que acomete mais de 330 milhões de pessoas no mundo e 10 milhões somente no Brasil”, argumenta Luz.
O parlamentar usou a tribuna para defender a aprovação da proposta. A vereadora Tita (PSDB) cumprimentou o emedebista pelo projeto e destacou a importância da iniciativa. “Vai garantir para muitas famílias e educadores informações para que possam prestar atenção especial nas crianças. Casos não identificados são fortes candidatos a vir usar drogas na adolescência. Os professores precisam ser mais preparados para identificar lá na educação infantil o comportamento diferenciado”, falou.
Entre as atividades alusivas, o Projeto de Lei nº 78/2022 elenca a promoção de palestras para a discussão, reflexão e divulgação de dados sobre o TDAH em Novo Hamburgo, a realização de campanhas envolvendo equipes da área psicossocial e a idealização de ações para contribuir com o diagnóstico precoce e o controle dos sintomas. Apesar da aprovação unânime em primeiro turno, a matéria ainda passará por nova votação na próxima segunda, 21, antes de ser enviada para avaliação do Executivo.
TDAH
O TDAH é um transtorno neurobiológico crônico, de origem genética, que se manifesta na infância e, na maioria dos casos, acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, que muitas vezes impedem que a pessoa atinja integralmente seu potencial. “O TDAH, quando não acompanhado, pode resultar em graves prejuízos no desempenho educacional de crianças e adultos, impactando negativamente na dinâmica das famílias e no convívio em sociedade”, prossegue Inspetor Luz.
Desde 2019, Novo Hamburgo conta com a Política Municipal de Atenção Integral aos Educandos com TDAH. A diretriz consiste na conscientização da comunidade escolar sobre o distúrbio, na identificação de possíveis manifestações em alunos e na capacitação de professores e funcionários para o atendimento às necessidades educacionais desses estudantes.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.