NOTA OFICIAL: Após grave acidente, presidente da Câmara permanece hospitalizado

por Daniele Silva última modificação 23/04/2018 17h06
23/04/2018 – Na manhã desta segunda-feira, dia 23, o presidente do Legislativo de Novo Hamburgo, Felipe Kuhn Braun (PDT), sofreu um acidente na rua Castro Alves, na altura do número 285, em Ivoti, próximo a um posto de combustível. O vereador estava sozinho conduzindo um Toyota Etios, por volta das 7h30min, quando uma carreta, com placas de Novo Hamburgo, tombou sobre o veículo. Felipe foi retirado do automóvel consciente, mas com algumas escoriações, sendo levado para o Hospital São José, de Ivoti.
NOTA OFICIAL: Após grave acidente, presidente da Câmara permanece hospitalizado

Foto de arquivo/Maíra Kiefer/CMNH

Conforme a vice-diretora da casa de saúde, Valquíria Silveira, o vereador chegou às 9h05min, recebeu os primeiros cuidados, foi medicado e fez radiografia, na qual foi constatada a fratura de uma costela. Segundo a vice-diretora, Felipe permaneceu acordado, orientado e com sinais vitais normais durante todo o atendimento, até ser transferido às 10h40min para o Hospital Municipal de Novo Hamburgo, onde exames complementares avaliarão a extensão das lesões.

Para resgatá-lo, o Corpo de Bombeiros de Ivoti, acionado para o resgate às 7h55min, trabalhou por mais de uma hora. Conforme Adilson Lemos, funcionário municipal que atua na corporação, equipes de Dois Irmãos e Estância Velha se deslocaram para o local.

De acordo com o soldado Delmar Schons, da Brigada Militar de Ivoti, a carreta carregava cerca de 30 toneladas de cimento. O condutor contou que o veículo se desligou durante a subida. Segundo o relato, após avaliar uma possível falta de combustível, o motorista tentou calçar a carreta. O carro do parlamentar encontrava-se atrás quando o caminhão começou a descer e tombou, ficando atravessado na pista. Os veículos foram encaminhados para perícia.

Saúde do vereador permanece estável

O vice-prefeito hamburguense, Antonio Fagan, que atua também como médico do Samu, acompanhou a transferência de Felipe para o Hospital Municipal de Novo Hamburgo. De acordo com Fagan, o paciente está lúcido, sem alterações na pressão arterial e frequência cardíaca. “Mesmo com a gravidade do acidente, não houve traumatismo nos membros. Agora, serão feitas tomografias no tórax e abdômen para verificação de possíveis fraturas nas costelas e avaliação dos órgãos internos.” O diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, Ráfaga Fontoura, informou que o vereador já está em atendimento e, assim que possível, será emitida nota com o boletim médico.

Sessão plenária

A sessão plenária desta segunda-feira será mantida, com início a partir das 18h. A diretora da Casa Legislativa, Rachel Tomasi, informou que o primeiro suplente da coligação, Rafael Lucas (PDT), será chamado, mas não deverá assumir hoje em virtude do prazo legal.