Naasom Luciano solicita reativação de câmera de vigilância na rua Gomes Portinho

por Maíra Kiefer última modificação 10/04/2017 18h35
06/04/2017 – Nesta semana, os vereadores apresentaram 81 indicações e pedidos de providências. Naasom Luciano (PTB) solicita a reativação da câmera de vigilância na rua Gomes Portinho, esquina com a rua Carioca. Segundo o parlamentar, esta é uma solicitação dos moradores locais, pois o risco de assalto vem aumentando. Naasom também pede, entre outras coisas, instalação de uma unidade de saúde da família no bairro Jardim Mauá e limpeza da praça Ottamar Winck, na rua Encruzilhada do Sul, esquina com a rua Forquetinha. Naasom Luciano solicita reativação de câmera de vigilância na rua Gomes Portinho

Fernando Lourenço (SD) remete à Prefeitura diversas melhorias, como pintura de faixa de retenção na rua 24 de Maio, esquina com a rua 11 de Junho; conserto de tubulação de esgoto na rua Arthur Momberger; e limpeza na praça situada na rua Boa Saúde, esquina com a Marcílio Dias.

Inspetor Luz (PMDB) busca, entre outras demandas, remoção de galhos e entulhos em diversos endereços, como nas ruas Machado de Assis e Américo Vespúcio; operação tapa-buracos em toda a extensão das ruas Vereador Carlos Emílio Kolling e Pedro Boll Filho; e campina e limpeza na rua General Vargas.

Da mesma bancada, Raul Cassel pleiteia conserto de buraco por infiltração na rua Vinícius de Moraes e operação tapa-buracos na rua Minuano.

O também peemedebista Sergio Hanich reivindica várias providências, como melhorias na rua Rincão dos Caetanos; colocação de quebra-molas na rua Amantino Antônio Peteffi; e conserto de infiltração na rua Silveira Martins, esquina com a Domingos de Almeida.

Entre os diversos pedidos de Enio Brizola (PT) destacam-se criação de regulamentação do uso de ecopontos no bairro Santo Afonso; instalação de captação de água pluvial e travessia de ligação de tubulação na rua Adão Telles; e conserto de infiltração na rua Plutão.

Nor Boeno, também do PT, requer extensão de rede de esgoto na rua Solidariedade.

Enfermeiro Vilmar (PDT) pede conserto de infiltração na rua Balduíno Michel, esquina com a rua Travessão.

Do mesmo partido, Felipe Kuhn Braun repassa vários pedidos da comunidade, como construção de uma praça na esquina das ruas Tabatinga e Mossoró; limpeza e desassoreamento do arroio Luiz Rau, nas proximidades da avenida Pedro Adams Filho; e reforma na escadaria localizada no final da rua José Beno Schütz.

Professor Issur Koch (PP) solicita, entre outras melhorias, conserto de passeio público na rua Jaboti; desentupimento de boca de lobo na esquina da rua Araguaia com a rua Itajaí; e limpeza em terreno ao lado da escola Seno Frederico Ludwig.

O também progressista Vladi Lourenço busca limpeza e capina em praça na rua Sevilha; conserto de cano de esgoto na rua Laerte de Brito; e limpeza do arroio Pampa, na rua João Natalino de Mello.

A presidente da Câmara, Patricia Beck (PPS), encaminha ao Executivo várias indicações de melhorias, como instalação de iluminação pública na estrada Germano Friederich; fiscalização da Vigilância Sanitária na escola Chapeuzinho Vermelho; e desentupimento e limpeza de bueiros na rua Itajubá.

Por fim, Gabriel Chassot (Rede) pleiteia asfaltamento em toda a extensão da rua Francisco Alves; colocação de placa de “proibido estacionar” na rua Dois Irmãos; e operação tapa-buracos na rua Henrique Eltz Netto, esquina com a rua José Antenor Nunes.

O que são indicações e pedidos de providências?

De acordo com a Constituição Federal, os legisladores não podem apresentar projetos de lei que impliquem custos para o Poder Executivo. Por isso, quando têm alguma ideia para melhorar a cidade – mas que não pode ser apresentada em forma de projeto –, eles fazem uma indicação, ou seja, uma sugestão para a Prefeitura. Além disso, está entre as obrigações dos vereadores cobrar ações como a troca de lâmpadas nos postes e a pavimentação de ruas. Como estão perto de seus eleitores, sabem quais os problemas que enfrentam e quais suas reivindicações.