Município deve celebrar o Dia do Motorista de Aplicativos anualmente em 9 de setembro
Lucas leu a justificativa do Projeto de Lei n° 33/2020 e pediu aos colegas pela aprovação da matéria. “É uma singela homenagem a essa categoria que, com certeza, merece nosso reconhecimento”, disse. O parlamentar lembrou que atuou por três anos como motorista de aplicativo e é sabedor das batalhas diárias travadas pela categoria que, muitas vezes, arrisca a própria vida durante o serviço.
Na justificativa, o parlamentar mencionou os diversos casos de violência noticiados pela mídia, nos quais motoristas perderam seus veículos e, em alguns casos, morreram no exercício da profissão. “Homenageá-los é uma forma de agradecimento a esses trabalhadores que vêm auxiliando a mobilidade urbana de forma prática e eficaz”, concluiu.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.