Móveis Veneza recebe homenagem da Câmara por seus 60 anos de fundação
Situada no mesmo cantinho da avenida Primeiro de Março desde a abertura de suas portas, em 2 de maio de 1963, a Móveis Veneza foi a concretização de um sonho. Após trabalhar em estabelecimentos do ramo, Etzberger decidiu, aos 23 anos de idade, inaugurar seu próprio espaço. Inicialmente voltado ao comércio de móveis usados, o empreendimento mudou seu foco ao longo dos anos seguintes, passando a atuar apenas com itens novos. Um marco na região central de Novo Hamburgo, a loja também se caracteriza pela fidelização de seus clientes, atendendo famílias geração após geração. “Vai passando de pai para filho”, corroborou Brizola.
Durante seu discurso, o vereador falou sobre a dificuldade de manter um negócio ativo por tanto tempo e elogiou a perseverança dos comerciantes hamburguenses. “O Sebrae tem alguns indicadores que relatam que as empresas têm, em média, de três a quatro anos de vida. Os próprios comércios do Centro estão em um processo de resistência. Passaram recentemente pelas obras de revitalização, pandemia e a concorrência das grandes redes que se instalam na cidade. Vocês estarem vivos, fazendo parte da história quase centenária do nosso município, é razão para este reconhecimento da Câmara”, frisou Brizola.
Felipe Kuhn Braun (PP) deu continuidade ao pronunciamento do colega, mas pontuou que o trabalho familiar ajuda a explicar a longevidade do empreendimento. “São seis décadas de suor, resiliência e muita geração de renda e emprego. Poucas empresas chegam a uma trajetória tão longa. Um trabalho tão apreciado e procurado pela nossa comunidade”, destacou.
Vice-presidente da Câmara, Ricardo Ritter – Ica (PSDB) enalteceu a família Etzberger pela construção de uma história de sucesso empresarial e comentou que muitos vereadores são clientes antigos da loja. “E podemos recomendar sem nenhum constrangimento. São produtos de qualidade e com preço bom”, opinou. “Quando cheguei a Novo Hamburgo, há quase 24 anos, o primeiro lugar que me indicaram para comprar uma cama foi a Móveis Veneza”, contou Raizer Ferreira (PSDB).
“Como filho desta terra, conheço bem os Móveis Veneza. E gostaria de dar os parabéns. Todo dia que passo lá na frente recebo o carinho de vocês”, revelou Gustavo Finck (PP). Cristiano Coller (PTB) comentou que a loja faz parte do início da história de seu casamento. “Faz 23 anos que moramos juntos. E os primeiros móveis que compramos foi na Móveis Veneza. Legal ver que, mesmo depois de tantos anos, o estabelecimento ainda se mantém no nosso município”, celebrou. Lourdes Valim (Republicanos) também ocupou a tribuna. “Parabéns pela credibilidade e pelos clientes e colaboradores que, juntos, construíram uma história de 60 anos. Quantos comércios não resistiram às turbulências? Mas vocês andaram na tempestade e seguiram em frente”, acrescentou.
Emocionado, Etzberger recebeu o quadro comemorativo e fez um breve discurso, no qual agradeceu a Deus e à ajuda de sua família ao longo das últimas seis décadas. “Eu não merecia tanto. Nem eu acredito que cheguei aqui. Quero agradecer a todos pela homenagem”, resumiu.
Clique na imagem para ver todos os registros fotográficos da homenagem: