Moradores do Kephas pedem ajuda de comissão em pautas na área da saúde

por Tatiane Souza última modificação 30/11/2021 23h28
30/11/2021 – A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir) recebeu na tarde desta segunda-feira, 29, representantes do grupo É o Kephas e da Associação Cultural Kephas (ACK). Os cidadãos trouxeram diversas reivindicações na área da saúde. “Estamos buscando a atenção das autoridades para mostrar a situação de abandono que vivemos. Pedimos ajuda para os vereadores e a prefeita. Olhem para cá, olhem para a nossa gente”, dizia o documento entregue durante a reunião.
Moradores do Kephas pedem ajuda de comissão em pautas na área da saúde

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

A Codir é composta pelos vereadores Enio Brizola (PT), presidente; Lourdes Valim (Republicanos), secretária; e Semilda dos Santos – Tita (PSDB), relatora. Os moradores do Kephas estiveram representados por Luís dos Santos, Junior Benites e Pará de Almeida. Os grupo relatou aos parlamentares que já se reuniram também com o secretário de Saúde, Naasom Luciano, para expor a situação. 

A comunidade do Kephas destaca que faltam médicos; que as instalações e o atendimento dos servidores na Unidade de Saúde da Família (USF) são precários; e que a população tem dificuldades em agendar consultas, conseguir anticoncepcionais e realizar exames preventivos de câncer. Eles solicitam ainda um agente de saúde para a área 24; atendimento médico aos dependentes químicos e alcoólatras; e, principalmente, a construção de uma cobertura na USF, já que as filas para a retirada de fichas são recorrentes. 

O grupo luta também, segundo eles, pela retomada do horário das 7h às 18h na USF, pela disponibilização de bancos para aqueles que aguardam por atendimento e por uma marcação de consultas diferenciada para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, sem a necessidade de enfrentar filas. “Também destacamos a necessidade de ginecologista e pediatra na unidade e solicitamos que seja observado rigorosamente o protocolo necessário para a prevenção da Covid-19, como fichas em horários espaçados, distância entre os pacientes, uso de álcool gel, máscaras e demais precauções”, relataram. 

A Codir deve realizar em breve uma visita à USF para fiscalizar as denúncias e os relatos apresentados. 

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Cojur se reúne às quartas-feiras, a partir das 13h30, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.