Moções comemoram criação de frentes parlamentares do calçado e do ciclista

por Tatiane Souza última modificação 23/08/2023 20h30
23/08/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou cinco moções na tarde desta quarta-feira, 23. Duas delas enalteceram a criação de frentes parlamentares na Câmara dos Deputados. Proposta por Raizer Ferreira (PSDB), a Moção nº 62/2023 exalta o relançamento de grupo em apoio ao setor coureiro-calçadista. Já a Moção nº 65/2023, redigida por Gustavo Finck (PP), celebra a instalação de frente parlamentar em defesa dos interesses dos ciclistas. Ambos os documentos foram aprovados por unanimidade e serão endereçados aos congressistas que encabeçaram as duas mobilizações.
Moções comemoram criação de frentes parlamentares do calçado e do ciclista

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A Moção nº 62/2023 será enviada aos deputados Lucas Redecker (PSDB-RS), Newton Cardoso Jr. (MDB-MG) e Otto Alencar Filho (PSD-BA). O texto destaca a importância do segmento do couro e do calçado não apenas para a economia brasileira, mas principalmente para Novo Hamburgo. “A história e o tecido social desta cidade estão irrevogavelmente entrelaçados com a indústria calçadista, que, ao longo dos anos, tem impulsionado o crescimento tecnológico, econômico e internacional do município”, salienta Raizer. 

Sobre o impacto nacional do setor, o autor menciona um faturamento anual de R$ 37 bilhões. São 325 mil trabalhadores envolvidos em um mercado que somou quase 920 milhões de pares produzidos em 2022. “O setor calçadista representa não somente uma cifra expressiva, mas também um dos principais pilares na geração de empregos e na promoção da atividade econômica em território nacional. A criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista é uma ação exemplar que demonstra um comprometimento profundo com o fortalecimento dessa indústria tão fundamental para o progresso do Brasil”, arremata o vereador tucano. 

Além do proponente, o documento também levou a assinatura do restante da bancada do PSDB, complementada pelos vereadores Ricardo Ritter – Ica, Tita e Vladi Lourenço.

Ciclismo

Gustavo Finck, por sua vez, direciona a Moção nº 65/2023 aos deputados federais Felipe Carreras (PSB-PE) e Juninho do Pneu (União-RJ). “A Frente Parlamentar em Defesa do Ciclista deverá trabalhar por políticas públicas para o desenvolvimento do setor de bicicletas de forma sustentável e inclusiva. Mobilidade ativa, segurança no trânsito, ciclismo esportivo, incentivo a hábitos saudáveis e demais temas referentes à defesa do ciclista também estarão em pauta”, relata o vereador. 

Finck sustenta que, com o crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte e instrumento para exercícios físicos e prática esportiva, surge a necessidade de um olhar mais atento por parte do poder público. O parlamentar acredita que o movimento criado pelos deputados pode fortalecer ações para um trânsito mais seguro, a ampliação da malha cicloviária no país e a abertura de espaços de diálogo entre Poder Legislativo e sociedade civil. 

O parlamentar usou a palavra para agradecer o empenho e engajamento do deputado Issur Koch na pauta e pediu o apoio dos colegas para aprovação do documento. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.