Moções cobram providências contra mulher acusada de matar cachorro com picareta

por Luís Francisco Caselani última modificação 13/05/2026 20h39
13/05/2026 – A vereadora Deza Guerreiro (PP) obteve na sessão plenária desta quarta-feira, 13, a aprovação unânime de duas moções de apelo. Os documentos cobram providências contra a bombeira civil investigada pela morte do cachorro Branquinho, ocorrida em novembro do ano passado na cidade de Porto Alegre. O caso ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo que mostra o animal sendo agredido a golpes de picareta.
Moções cobram providências contra mulher acusada de matar cachorro com picareta

Crédito: Tatiane Lopes/CMNH

As imagens indicam a prática de ato de extrema violência, resultando em uma morte cruel e inadmissível”, avalia Deza. A suspeita, que também atua no campo da enfermagem, chegou a ser presa em flagrante no início do mês após uma operação da Polícia Civil constatar maus-tratos a outros 35 animais, encontrados sem água e sem alimentação adequada. “Tais condutas revelam comportamento absolutamente incompatível com os princípios éticos, humanitários e de respeito à vida que devem nortear o exercício das profissões da área da saúde, especialmente aquelas voltadas ao cuidado e à preservação da vida humana e animal”, prossegue a vereadora.

Endereçada ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS), a Moção nº 29/2026 pede a suspensão cautelar de seu registro profissional e a abertura de processo ético-disciplinar para averiguar a aplicação das penalidades cabíveis. “Em um país frequentemente marcado pela sensação de impunidade, é essencial que órgãos sérios como o Coren-RS sigam atuando com rigor e responsabilidade, demonstrando à sociedade que condutas dessa natureza não serão toleradas”, argumenta a autora. O documento recebeu o reforço das assinaturas de Cristiano Coller (PP), Daia Hanich (MDB), Eliton Ávila (Podemos), Giovani Caju (PP) e Ricardo Ritter – Ica (MDB).

Já a Moção nº 30/2026 é direcionada à própria empresa de segurança na qual a suspeita trabalha. O pedido é pelo desligamento imediato da colaboradora. “Diante da morosidade na responsabilização de crimes dessa natureza, torna-se ainda mais relevante a postura das instituições privadas. Nesse sentido, a permanência de uma pessoa envolvida em atos dessa gravidade no quadro funcional de uma empresa de segurança representa um risco incompatível com a natureza dos serviços prestados, além de comprometer sua credibilidade institucional”, pontua Deza Guerreiro.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: