Moção sugere que passarela da BR-116 receba nome da Fundação Liberato
Na Moção nº 60/2025, o parlamentar solicita que Redecker atue para viabilizar os trâmites necessários à denominação da estrutura como Passarela Fundação Liberato, avaliando a possibilidade de apresentação de proposição legislativa no Congresso Nacional. O objetivo é reconhecer a relevância histórica, educacional e social da instituição.
“A Liberato é reconhecida por sua integração com a comunidade e o setor produtivo, pela constante atualização de seus currículos e equipamentos e pelo incentivo à formação humanística, promovendo o crescimento de cidadãos críticos e responsáveis com o mundo que os cerca”, destaca Felipe. Segundo o vereador, a escolha da passarela como ponto de homenagem é simbólica, uma vez que conecta dois importantes bairros de Novo Hamburgo, assim como a escola técnica conecta gerações ao conhecimento, à cidadania e ao futuro.
Durante a sessão, Felipe também atribuiu a iniciativa da moção a um pedido expressado pela direção da Liberato e enalteceu a visibilidade que a nomeação da passarela daria à instituição, reforçando sua presença junto aos milhares de motoristas que trafegam diariamente pelo trecho. “É uma forma de reforçar a lembrança desse patrimônio de Novo Hamburgo e do nosso estado”, corroborou a vereadora Professora Luciana Martins (PT).
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.