Moção sugere Festa Campeira como patrimônio cultural do estado

por Maíra Kiefer última modificação 28/02/2024 19h14
28/02/2024 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 28, moção de apelo ao Piratini para que declare a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) como patrimônio cultural imaterial do estado. A 34ª edição do evento ocorre entre os dias 20 e 24 de março no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Moção sugere Festa Campeira como patrimônio cultural do estado

Foto: Daniele Souza/CMNH

Autor da Moção nº 6/2024, o presidente Gerson Peteffi (MDB) destaca a importância da festividade para o desenvolvimento e fortalecimento dos costumes regionais. “A Fecars reúne representantes de todo o estado nas mais variadas provas campeiras, solidificando a tradição gaúcha e mostrando à população toda a nossa cultura”, atesta o vereador.

Com a aprovação em turno único, o documento será agora enviado ao governador Eduardo Leite, ao vice-governador Gabriel Souza, à secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo, ao deputado estadual Carlos Búrigo e ao coordenador da 30ª Região Tradicionalista, Carlos Moser.

A vereadora Lourdes Valim (Republicanos), além de parabenizar o proponente, pediu para ter sua assinatura acrescida à moção.

 O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: