Moção sugere cedência de moradias em escolas estaduais para policiais militares

por Tatiane Souza última modificação 21/05/2025 21h07
21/05/2025 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 21, moção elaborada pelo vereador Nor Boeno (MDB) que recomenda a disponibilização de moradias ociosas em escolas estaduais para a hospedagem de policiais militares lotados na cidade. O parlamentar ressalta que algumas unidades de ensino ainda mantêm antigas residências desocupadas.
Moção sugere cedência de moradias em escolas estaduais para policiais militares

Foto: Moris Musskopf /CMNH

Essa medida pode representar uma economia aos profissionais da segurança pública, oferecendo melhores condições de moradia e evitando deslocamentos diários, e também incentivar a permanência desses servidores na cidade, fortalecendo o vínculo com a comunidade e contribuindo com a sensação de segurança da população”, defende o emedebista.

Ito Luciano (Podemos) destacou a importância da solicitação e pediu para assinar junto a matéria. Nor Boeno ressaltou que a moção traduz um desejo dos policiais militares que o procuraram no gabinete. “No colégio Senador Alberto Pasqualini, há duas casas, e a Antônio Conselheiro também possui uma ociosa. Já entrei em contato com a Educação estadual e os deputados e, em conversa com os vereadores, pedimos força para tornar possível essa demanda”, explicou. Felipe Kuhn Braun (PSDB) também solicitou que seu nome seja incluído no texto. “Importante olhar, vereador. São espaços ociosos que podem se tornar lar para policiais. Encaminhamentos como este são sempre um reforço à demanda”, afirmou.

Leia também: Presidente da Câmara recebe comando do 3º BPM e debate ampliação de programas de segurança em escolas

Com a aprovação em turno único, a Moção nº 25/2025 será agora enviada ao governador Eduardo Leite e à secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.