Moção sugere adesão do Município a programa que amplia horário de atendimento nas USFs

por Luís Francisco Caselani última modificação 02/07/2019 12h55
1º/07/2019 – Em maio, o Ministério da Saúde publicou portaria instituindo o programa Saúde na Hora. O objetivo do Governo Federal é, a partir de incentivos financeiros, ampliar a cobertura das Unidades de Saúde da Família (USFs) dos municípios brasileiros. Para isso, as instituições que aderirem ao programa terão que estender seu horário de atendimento para 60 ou 75 horas semanais, dependendo do tipo e do número de equipes que compõem sua estrutura funcional. No intuito de trazer essa novidade para Novo Hamburgo, a vereadora Patricia Beck (PPS) apresentou moção de apelo ao Executivo. O texto foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, 1º de julho.
Moção sugere adesão do Município a programa que amplia horário de atendimento nas USFs

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

A proponente ressalta que a saúde é um direito constitucional dos cidadãos, mas que vem sendo violado em Novo Hamburgo devido à insuficiência financeira declarada pela Administração. Patricia pontua que a adesão ao programa torna o acesso aos serviços mais oportuno e conveniente às necessidades dos munícipes, além de incrementar a oferta de imunizações, curativos e coleta de exames. A vereadora ainda reitera ser dever do Município buscar todos os recursos disponíveis junto ao Estado e à União. No Rio Grande do Sul, apenas Pelotas e Porto Alegre já possuem unidades de saúde habilitadas no programa Saúde na Hora.

Essa é uma proposta que não traz custos para o Município. Pode haver algum gasto a mais com manutenção e iluminação, mas ele é revertido em melhor atendimento à população. Muitas pessoas que saem de seus empregos no final da tarde não conseguem pegar seu posto de referência aberto. Foi uma ótima iniciativa do Governo Federal, e tenho certeza que o Município responderá a esta moção informando que aderirá ao programa”, salientou Patricia.

Em razão da temática, Enfermeiro Vilmar (PDT) solicitou para assinar conjuntamente a moção, pedido prontamente atendido por Patricia. “Isso é buscar alternativas para a saúde do nosso Município. Este incentivo que o Governo Federal está dando para os municípios carece apenas de interesse e adesão. Temos a oportunidade de ampliar o número de usuários nas estratégias de saúde da família, o que representa maior prevenção e menos pacientes internados futuramente. Basta o gestor querer e fazer”, reforçou o vereador.

Líder do Governo na Câmara, Sergio Hanich (MDB) disse já ter dialogado com o Executivo a respeito da portaria. “Acredito que temos USFs muito distantes das unidades de pronto atendimento, dificultando o acesso de moradores de regiões mais afastadas da cidade. Seria importante que se fizesse ao menos para essas pessoas. Esta Casa está dando a primeira iniciativa”, elogiou Serjão. “Existe uma oportunidade agora. São várias opções dadas pelo Governo Federal para os municípios se adequarem”, indicou Patricia. Raul Cassel (MDB) parabenizou a autora. “Isto é recurso federal, que não mexe com os cofres do Município. Dará trabalho organizacional, mas não afetará o orçamento”, avaliou.

Cópias da Moção nº 11/2019 serão enviadas à prefeita Fátima Daudt, ao secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, e ao Ministério da Saúde.

Leia na íntegra a Portaria nº 930/2019 do Ministério da Saúde.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.