Moção repudia manifestação de professores sobre uso de armas nucleares
“A falta de responsabilidade dos professores em propagarem as referidas manifestações gera um impacto enorme na sociedade. Ambas as atitudes foram desumanas e insensíveis”, comenta o autor da moção. O parlamentar lembra ainda que os docentes deveriam repudiar ações como essas, especialmente após o aumento no número de atentados e ameaças contra a comunidade escolar.
Aprovada em votação única, a Moção n° 22/2023 será encaminhada à Secretaria de Educação de São Leopoldo com o pedido de apuração do caso e da responsabilidade da professora envolvida. Além da assinatura do autor Gustavo Finck, o documento também foi subscrito pelo vereador Cristiano Coller (PTB).
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.