Moção reforça pedido de remoção de eucalipto às margens da BR-116

por Tatiane Souza última modificação 16/06/2021 20h17
16/06/2021 – O presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Raizer Ferreira (PSDB), protocolou moção de apoio a ofício da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) que solicita a retirada de um eucalipto na BR-116. Como a rodovia pertence à União, o pedido foi endereçado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A moção de apoio foi aprovada por unanimidade nesta quarta-feira, 16, e será encaminhada ao órgão federal.
Moção reforça pedido de remoção de eucalipto às margens da BR-116

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A remoção da árvore é justificada em razão da perda de vitalidade e o risco de queda. O eucalipto está localizado no sentido Novo Hamburgo-Capital, próximo à churrascaria Primavera. 

Raizer Ferreira citou a dificuldade no atendimento dos pedidos pelo Dnit. Felipe Kuhn Brun (PP) também corroborou a demora na execução das demandas de responsabilidade dos órgãos estaduais e federais. Ricardo Ritter - Ica (PSDB) ressaltou que é uma tragédia anunciada. "Qualquer tempestade pode ocasionar outro acidente fatal", lembrou o parlamentar, mencionando episódio ocorrido há alguns anos na rodovia. 

Leia na íntegra a Moção nº 47/2021. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: