Moção reconhece trabalho das cooperativas da região
A moção destaca ainda que o cooperativismo consiste na união de pessoas em torno de um mesmo propósito, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio, e salienta que as cooperativas da região têm crescido anualmente, abrigando milhares de associados. Cópias da Moção nº 14/2017 serão encaminhadas ao Sindicato e Organizações das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e às cooperativas Amigos da Terra, Coolabore, Cooperleo, Coopershoes, Coopersinos, Sicredi, Unicred, Unimed Vale dos Sinos e Univale.
“Todos sabem que sou um entusiasta do cooperativismo como forma alternativa de desenvolvimento econômico e social. No mundo, mais de 1 bilhão de pessoas está associada a uma cooperativa. Cooperativas brasileiras negociam hoje com 157 países. Esta moção é uma forma de ajudar a divulgar os números do cooperativismo, mas também de saudar todas as cooperativas do mundo”, destacou Brizola.
O vereador Raul Cassel parabenizou Brizola pela propositura da moção. “Também acredito nas cooperativas como fomento de desenvolvimento econômico, tanto que participo atualmente de três cooperativas. O trabalho cooperativo é rentável quando bem organizado, mas ainda temos que lutar pela redução da carga tributária, que é extremamente elevada”, argumentou.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.