Moção pede testagem diária de servidores da rede municipal de ensino que retomarem atividades presenciais

por Jaime Freitas última modificação 12/04/2021 23h43
12/04/2021 – Embora ainda sem alunos, o retorno de equipes diretivas e funcionários às escolas municipais para atividades presenciais levou o vereador Enio Brizola (PT) a elaborar moção de apelo à Prefeitura de Novo Hamburgo para a compra de testes rápidos para detecção do novo coronavírus. O parlamentar propõe que os servidores sejam submetidos ao exame na entrada e saída das escolas. O documento, aprovado por unanimidade pelos demais vereadores na noite desta segunda-feira, 12, será agora encaminhado ao Executivo.
Moção pede testagem diária de servidores da rede municipal de ensino que retomarem atividades presenciais

Foto: Daniele Souza/CMNH

Brizola defende que, enquanto não forem imunizados, professores e funcionários de escolas devem ser testados para reduzir sua exposição ao vírus. “Esses profissionais são insubstituíveis e, com a volta às atividades presenciais, estarão em risco constante de contaminação e de disseminação da Covid-19. Esses grupos essenciais ainda não foram vacinados, e estamos em um dos momentos mais delicados da pandemia. Os hospitais de Novo Hamburgo e região estão em estado de colapso”, alerta o vereador.

O vereador Felipe Kunh Braun (PP) solicitou assinar junto a moção, o que foi aceito pelo autor.

A Moção nº 22/2021 recorda que o ambiente escolar foi fechado ainda no início da pandemia justamente para evitar a propagação do vírus. “O retorno das atividades provoca o risco de aumento em números de casos e transmissão”, complementa o autor.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.