Moção pede reabertura de agência dos Correios em Lomba Grande

por Tatiane Souza última modificação 03/05/2017 21h22
03/05/2017 – Na sessão desta quarta-feira, 3, os vereadores aprovaram a Moção nº 10/2017, que manifesta apelo à Agência Nacional de Correios e Telégrafos para que reabram a Agência dos Correios de Lomba Grande. O texto, de autoria da Comissão de Competitividade, Finanças, Orçamento, Economia e Planejamento, integrada por Naasom Luciano (PTB), presidente, Nor Boeno (PT) e Enio Brizola (PT), destaca que muitos moradores do bairro agora têm de se descolar até o Centro da cidade para enviar e buscar correspondências, o que significa percorrer uma distância de quase 20 quilômetros, pois cerca de 50% dos habitantes não conta com entrega de correspondência em suas casas.

“A proposta dos Correios, de abrir uma Agência Comunitária em Lomba Grande, não deve prosperar, pois transfere à Prefeitura Municipal toda a responsabilidade com infraestrutura, equipamentos e funcionários”, frisam os vereadores.

Cópias do documento serão enviadas ao presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior, ao diretor regional, Jorge Luiz de Andrade Oliveira, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, aos deputados federais da Bancada Gaúcha, ao presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, aos senadores gaúchos e ao secretário de Comunicação do Estado, Cleber Benvegnú.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.