Moção pede que sejam chamados bombeiros aprovados em concurso

por Daniele Silva última modificação 20/03/2019 20h26
20/03/2019 – A Câmara de Novo Hamburgo manifestou apelo ao governo do Estado, por meio de moção aprovada na sessão desta quarta-feira, 20, para que se busque uma solução aos aprovados no último concurso para Soldado Bombeiro Militar, bem como os excedentes aprovados. A matéria, elaborada por Felipe Kuhn Braun (PDT) e assinada também por Cristiano Coller (Rede), foi apreciada em turno único.
Moção pede que sejam chamados bombeiros aprovados em concurso

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

A Moção nº 4/2019 busca reduzir o deficit do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, que atualmente conta com 860 soldados. No documento, os parlamentares pedem o chamamento dos aprovados e daqueles excedentes do último concurso vigente. “Somos sabedores de que se trata de função essencial na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito de todo o nosso Rio Grande do Sul.”

Cópias da moção deverão ser encaminhadas ao governador do Estado, Eduardo Leite, e ao secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul, Marco Aurélio Santos Cardoso.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.