Moção pede que Prefeitura fiscalize fios soltos e penalize concessionárias

por Daniele Silva última modificação 08/06/2022 20h29
08/06/2022 – Reformulado em 2020, o Código de Posturas do Município obriga as empresas concessionárias a realizarem o alinhamento e a retirada de fios inutilizados em postes de energia elétrica. O prazo para correção é de 20 dias após o recebimento de notificação. Nesta quarta-feira, 8, a Câmara aprovou moção de apelo ao Executivo para a efetiva fiscalização dos cabeamentos. O documento, elaborado por Lourdes Valim (Republicanos), sugere ainda que a Prefeitura estabeleça multas em casos de descumprimento. O texto foi aprovado por unanimidade.
Moção pede que Prefeitura fiscalize fios soltos e penalize concessionárias

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A vereadora salienta que, desde 2016, a Câmara já encaminhou mais de 220 pedidos de recolhimento e remoção de fios soltos em diferentes pontos da cidade. “O aspecto mais grave relacionado ao abandono desses arranjos é o comprometimento da segurança da população, pois, em muitos casos, os cabeamentos permanecem energizados, resultando em grave risco, sobretudo em caso de ruptura acidental”, explica a republicana. Lourdes afirmou que a moção surgiu por conta de diversas solicitações de moradores, que reclamam a quantidade de fios sobressalentes e de cabos soltos nas ruas, e do medo que estes estejam energizados.

Enio Brizola (PT) relatou que hoje mesmo presenciou um acidente, no qual um poste com excesso de cabeamento tombou na via, quase atingindo um motoqueiro. “Além da poluição visual, existe o perigo real desses fios. Há todo um passivo que fica para o município, pois as empresas recebem para instalar os fios e deixam a retirada para a Prefeitura.”

Ricardo Ritter – Ica (PSDB) disse que é preciso ver quais são as empresas responsáveis e fazer um chamamento para que elas cumpram com suas responsabilidades.

A Moção nº 26/2022 reforça que, embora o Código de Posturas institua a obrigação de retirada de fios e alinhamento, não há a previsão de valores a serem cobrados em casos de extrapolação do prazo de 20 dias. A norma deixa a cargo do Executivo a definição de multas mediante decreto. “Solicitamos urgente regulamentação por parte do Poder Executivo Municipal, para que de fato a concessionária de energia elétrica e as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos possam ser responsabilizadas pelo descumprimento da legislação”, requer a vereadora.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: