Moção pede que Estado auxilie municípios na criação de planos contra enchentes

por Luís Francisco Caselani última modificação 03/10/2023 00h03
02/10/2023 – Os recorrentes eventos climáticos que vêm assustando moradores de todo o Rio Grande do Sul voltaram a pautar a Câmara de Novo Hamburgo na noite desta segunda-feira, 2. Por unanimidade, os vereadores aprovaram moção de apelo ao Governo do Estado para que auxilie os municípios na elaboração de planos de contingência operacional contra enchentes. Autor do documento, Ito Luciano (PTB) defende que o suporte técnico do Piratini é fundamental para que as cidades adotem medidas de prevenção em meio às novas mudanças climáticas.
Moção pede que Estado auxilie municípios na criação de planos contra enchentes

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O plano de contingência poderá estabelecer procedimentos padrões entre os órgãos setoriais envolvidos, bem como prevenir e minimizar danos e prejuízos causados por enchentes de grande magnitude, podendo viabilizar, por exemplo, a implantação de sinal de alerta sonoro, que auxiliará na evacuação imediata de zonas de risco, evitando desaparecimentos e mortes”, explica Ito, que propõe a definição de atribuições e responsabilidades para uma resposta rápida e eficaz contra acontecimentos climáticos severos.

Além do autor, a Moção nº 74/2023 também levou a assinatura dos demais vereadores presentes.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: