Moção pede inclusão de lactantes nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19

por Jaime Freitas última modificação 13/07/2021 00h12
12/07/2021 – No final de junho, o Governo do Estado incluiu gestantes e puérperas maiores de 18 anos na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19. Nesta segunda-feira, 12, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade moção de apelo para a extensão da medida também às mães que amamentam crianças de até dois anos de idade. O texto, elaborado pelo vereador Enio Brizola (PT) e assinada também por Darlan Oliveira (PDT) e Ito Luciano (PTB), será encaminhado ao governador Eduardo Leite.
Moção pede inclusão de lactantes nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19

Foto: Daniele Souza/CMNH

O parlamentar menciona pesquisas que indicam a transmissão segura de anticorpos da mãe imunizada ao bebê por meio do leite materno. “Fica garantida a proteção de duas pessoas com uma única dose de vacina. Essa se mostra uma estratégia eficiente e econômica, além de estar associada a uma política pública de incentivo ao aleitamento materno”, sustenta Brizola.

O vereador também salienta que bebês nessa faixa etária não podem utilizar máscaras de proteção devido ao risco de sufocamento. “Isso dificulta a contenção da contaminação e o contágio. É preciso acelerar a vacinação para o grupo de lactantes, especialmente no país que mais perde bebês com menos de dois anos para a Covid-19 no mundo”, acrescenta.

Discussão nacional

A Moção nº 61/2021 vai ao encontro do Projeto de Lei Federal nº 2.112/2021. O texto prevê a inclusão de gestantes, puérperas e lactantes como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A matéria foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última semana e aguarda sanção presidencial.

 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: