Moção pede central de regulação do Samu em Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 29/08/2018 20h26
29/08/2018 – Tema frequente de debates na Câmara de Novo Hamburgo, a reivindicação pela implantação de uma central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Município foi reforçada com a aprovação unânime de uma moção de apelo nesta quarta-feira, 29 de agosto. Proposto pelo vereador Gerson Peteffi (MDB), o texto ressalta o trabalho realizado pelos profissionais da central de Porto Alegre, mas aponta a falta de condições estruturais para abranger uma extensão territorial tão grande. A sugestão é que seja criada uma unidade em Novo Hamburgo para atender a todo o Vale do Sinos.
Moção pede central de regulação do Samu em Novo Hamburgo

Foto: Thanise Melo/CMNH

Peteffi sinaliza ainda a importância dos esforços para a ampliação e valorização das áreas de urgência e emergência, garantindo um prognóstico rápido, qualificado e eficaz a uma população em constante crescimento e com grande registro de intercorrências clínicas e cirúrgicas. Cópias da Moção nº 23/2018 serão encaminhadas ao governador do Estado, José Ivo Sartori, ao líder de governo da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, e ao secretário estadual da Saúde, Francisco Paz.

Baseei-me para criar esta moção nas diversas discussões que tivemos aqui no Parlamento. Todos nós sabemos que o trabalho da Samu, mesmo sendo bem executado, é demorado, não atendendo as demandas de nossa região com a velocidade de que precisamos. Temos uma grande população, uma área enorme. Precisamos ter uma central de regulação própria para o atendimento do SAMU, com isso desafogará a demanda de Porto Alegre. Será um ganho para a nossa cidade, para a nossa região e população do entorno”, defendeu o autor da proposta, Gerson Peteffi.

Sabemos da importância do tempo de resposta àqueles que necessitam do atendimento do SAMU, desde o recebimento das ligações em Porto Alegre até seu direcionamento para a base hamburguense. Ao termos nossa própria regulação obteremos uma sensível diminuição nesse ‘tempo resposta’ e assim mais vidas serão salvas. É uma luta que temos de enfrentar e precisamos somar forças para conquistar uma central em nosso município”, declarou Enfermeiro Vilmar (PDT).

Entendo que a regulação em nossa cidade pode ocasionar em uma ampliação no serviço do SAMU. Poderíamos ter mais ambulâncias e mais equipes. O resultado será o aumento da chance de vida daqueles que precisam do serviço. Temos uma equipe muito boa em nossa cidade, mas precisamos de outras abordagens para ampliar os atendimentos a quem mais dele necessita”, disse Patricia Beck (PP).

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: