Moção parabeniza escola hamburguense reconhecida como uma das melhores do mundo

por Jaime Freitas última modificação 27/06/2022 22h51
27/06/2022 – Localizada no bairro São José, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Adolfina Diefenthäler foi eleita recentemente uma das 50 melhores do mundo. A escolha foi anunciada pela World’s Best School Prizes, premiação internacional que identifica e divulga práticas inovadoras com impacto real na vida dos estudantes e da comunidade. O reconhecimento motivou uma moção de aplauso da Câmara de Novo Hamburgo. O documento, assinado por Inspetor Luz (MDB), foi discutido e aprovado por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, 27.
Moção parabeniza escola hamburguense reconhecida como uma das melhores do mundo

Foto: Daniele Souza/CMNH

A premiação é dividida em cinco categorias. A EMEB Adolfina Diefenthäler está entre as dez finalistas na área de Colaboração da Comunidade, voltada para iniciativas que estimulam a participação de estudantes, professores, funcionários e familiares. A escola hamburguense foi reconhecida por adotar discussões coletivas para a tomada de decisões, incluindo questões financeiras, estruturais, de aprendizagem e de avaliação.

Todos os meses, os alunos se reúnem em suas turmas e levantam demandas que consideram relevantes. Essas pautas são levadas a um comitê de gestão democrática, instituído pela escola, e discutidas com a participação dos representantes de classe. Anualmente, a EMEB Adolfina Diefenthäler também realiza uma assembleia com a participação de estudantes, professores e comunidade para a votação de temas de interesse da escola. A instituição atende 750 alunos desde a faixa etária 4 até o 9º ano do ensino fundamental.

Pela notável eficiência do seu método de ensino, a escola pode tornar-se um modelo de referência para a cidade e para o país”, defende Inspetor Luz. Cópias da Moção nº 31/2022 serão enviadas à diretora da EMEB Adolfina Diefenthäler, Andrea Zimmer, à secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, à secretária da Educação do Estado, Raquel Teixeira, e ao ministro da Educação, Victor Godoy. Além da instituição hamburguense, outras duas escolas brasileiras, ambas de Pernambuco, também estão entre as 50 classificadas.

 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: