Moção manifesta repúdio à propagação de listas de boicote contra empresas que teriam apoiado o presidente Lula

por Jaime Freitas última modificação 22/11/2022 19h16
21/11/2022 – A Moção que manifesta repúdio a propagação de listas de boicote a empresas e comerciantes que supostamente teriam apoiado o presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, foi aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 21. A autoria é do vereador Enio Brizola (PT).
Moção manifesta repúdio à propagação de listas de boicote contra empresas que teriam apoiado o presidente Lula

Foto: Daniele Souza/CMNH

Conforme o documento, após a conclusão do segundo turno das eleições de 2022, apoiadores do atual presidente Jair Messias Bolsonaro, insatisfeitos com o resultado, começaram a propagar listas de boicote nas redes sociais e em aplicativos de mensagem. “Intituladas como ‘boicote a petistas’, elas pedem a identificação de empresas e comerciantes que supostamente seriam apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva”, menciona o texto.

Segundo o parlamentar autor da moção, a ação acaba incitando não apenas a perda de clientes, mas também a violência contra os comerciantes e a depredação dos locais em que estão instalados. Em Novo Hamburgo, assim como em diversas outras cidades do Rio Grande do Sul. Os dados, segundo Brizola, estão sendo amplamente divulgados e diversos empresários e comerciantes estão denunciando a situação aos órgãos responsáveis. “A liberdade de voto é um direito garantido pela Constituição Federal”, frisa o texto da moção.

Por fim, o documento pede o apoio de deputados estaduais, deputados federais e senadores para que pressionem os órgão responsáveis para que sejam investigadas as listas de boicote que circulam em todo o país. Segundo o parlamentar, elas incitam a perseguição, difamação e discriminação de comércios e empresas por política partidária.

A pedido do vereador Brizola, um comerciante hamburguense ocupou a tribuna para relatar os atos de perseguição e ódio que vem sofrendo. João Inácio é proprietário de um restaurante de sushi e atua desde 2013 na cidade. Ele relata que recebeu ataques virtuais. “As ameaças são de toda ordem. Gente falando que não ia mais comprar nosso produto porque seríamos comunistas, que deveríamos colocar uma estrela vermelha para identificar nosso local como ‘petista’, que eu deveria transferir o nosso comércio para o Nordeste, entre outras verborragias e ofensas”, relatou.

A moção de repúdio, votada em turno único, será enviada ao presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Alexandre de Moraes, ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, ao Ministério Público Federal e ao delegado Tarcísio Kaltbach, responsável pela 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo.

Leia a Moção nº 50/2022 na íntegra


O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa. 

registrado em: