Moção homenageia os 15 anos de atuação do CAPSi

por Luís Francisco Caselani última modificação 03/10/2017 00h14
02/10/2017 – A Câmara de Novo Hamburgo, por meio da Moção nº 30/2017, aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, 2 de outubro, manifestou aplauso Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) pela passagem de seu 15º aniversário, comemorado no último dia 26. Administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, o CAPSi é responsável pelo cuidado de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico e em situações de vulnerabilidade social e drogadição. A moção foi proposta pelo vereador Enio Brizola (PT).

No texto, o parlamentar destacou os mecanismos adotados pela unidade para atingir seus objetivos de ressocialização, como a utilização de linguagens familiares, realização de atividades sociais, recreativas e culturais e métodos de abordagem individual, familiar, coletiva e comunitária. Para isso, o CAPSi conta com uma equipe multidisciplinar, composta por psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social e estagiários de psicologia, realizando um trabalho intersetorial em parceria com serviços das áreas de educação, assistência social, Justiça, Conselho Tutelar e organizações não governamentais.

Brizola ressaltou ainda que o centro atende casos de diferentes graus de complexidade, organizando suas ações desde atividades preventivas até o acompanhamento prolongado do paciente. “Os casos atendidos mudaram muito ao longo dos anos, reflexo do comportamento atual da sociedade. Anteriormente, eram atendidos traumas, problemas psicológicos adquiridos ou de nascença. Hoje, muitos frequentadores são provenientes da violência dos seus meios, drogadição e tendências suicidas”, relatou o vereador.

Leia na íntegra o texto da Moção nº 30/2017.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.