Moção enaltece consolidação do CP Sinos

por Jaime Freitas última modificação 11/09/2018 16h37
05/09/2018 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira, 5 de setembro, moção elaborada pelo vereador Enio Brizola (PT) que aplaude a criação do Consórcio Público da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (CP Sinos), ao qual Novo Hamburgo aderiu em setembro de 2017 após a publicação da Lei Municipal nº 3.050. O órgão, composto ainda pelas cidades de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Nova Hartz e Sapiranga, funciona como uma forma ágil, segura e colaborativa de soluções conjuntas para problemas públicos comuns.
Moção enaltece consolidação do CP Sinos

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Brizola ressalta que o consórcio permite aos municípios uma maneira de economizar a partir da aquisição coletiva de itens importantes à população, como medicamentos, alimentos, uniformes, câmeras de videomonitoramento e materiais hospitalares. Em agosto, o CP Sinos consolidou sua primeira compra de remédios, que poderão ser adquiridos a um deságio médio de 21%. “Se cada prefeitura adquirir a totalidade de sua cota orçada, a redução nos gastos, comparativamente ao valor de mercado, representará uma economia de R$ 3,5 milhões aos cofres públicos da região”, destaca.

Boas ações precisam ser saudadas e essa merece as nossas congratulações. A formação de um consórcio auxilia muito na diminuição de custos aos Executivos envolvidos e a moção destaca a importância de iniciativas como essa, que beneficiam toda a sociedade", declarou Patricia Beck (PPS). 

A Moção nº 24/2018 será enviada à Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), idealizadora do consórcio público.


O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: