Moção destaca estudante premiada em feira internacional por pesquisa sobre famílias em vulnerabilidade social

por Luís Francisco Caselani última modificação 11/12/2017 23h15
11/12/2017 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 11 de dezembro, a Moção nº 39/2017, proposta pelo vereador Professor Issur Koch (PP), que manifesta aplauso à estudante Kauana dos Santos Corrêa, aluna do 3º ano do ensino médio do Colégio Dr. Wolfram Metzler. O texto reconhece a importância da pesquisa “Famílias em vulnerabilidade social: um levantamento baseado na história de vida e análise junto ao poder público nas áreas irregulares do bairro Santo Afonso”, que lhe rendeu o primeiro lugar geral na 19ª Feira Internacional de Educação, Ciência e Tecnologia – Cientec, realizada em novembro na cidade de Lima, no Peru.

O estudo desenvolvido por Kauana analisou o histórico e as principais dificuldades vivenciadas por núcleos familiares que residem em áreas de risco, em especial nas ruas Capanema e Planalto, além de verificar o acompanhamento e o cadastro dessas pessoas junto ao poder público. Issur destacou o empenho da aluna em transpor seu projeto para além das fronteiras e lembrou o suporte dado pelas professoras Elisabeth Backes e Kika Quadros para a efetivação da pesquisa.

Ao longo do ano, Kauana – que também conquistou o segundo lugar na Mostratec 2017 na categoria Ciências Sociais, Comportamento e Arte e credenciamento para participar da Expocientec, no Paraguai – já havia apresentado seu trabalho aos vereadores em dois momentos. O primeiro, durante reunião da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir), serviu para dar continuidade à pesquisa a partir da exposição das problemáticas registradas e da busca por soluções possíveis junto à Prefeitura, a fim de apresentar um retorno às pessoas que integraram o corpo de estudo. No final de setembro, Kauana ocupou a tribuna durante sessão pedindo apoio para participar justamente da Cientec.

Leia na íntegra a Moção nº 39/2017.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.