Moção defende adesão a programa do Ministério da Saúde para capacitação de agentes comunitários

por Tatiane Souza última modificação 05/05/2021 20h05
05/05/2021 – No final do ano passado, o Ministério da Saúde publicou portaria criando o Programa Saúde com Agente, destinado à formação técnica dos agentes comunitários de saúde. A adesão à iniciativa depende do interesse de estados e municípios. Em Novo Hamburgo, a Câmara aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 5, moção de apelo à prefeita Fátima Daudt para que formalize a inscrição e oportunize a capacitação para os servidores. O pedido foi elaborado pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PP).
Moção defende adesão a programa do Ministério da Saúde para capacitação de agentes comunitários

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Um dos objetivos do programa é contribuir para a melhoria da saúde da população. O agente comunitário atua na promoção, proteção e prevenção da saúde, fazendo o acompanhamento das famílias em suas residências, orientando sobre as maneiras de acesso ao SUS, além de realizar o mapeamento e cadastramento dos dados sociais e demográficos da região”, explica Felipe.

De acordo com a portaria do Ministério da Saúde, o curso terá carga horária mínima de 1,2 mil horas e será ofertado até 2022. “O Programa Saúde com Agente irá capacitar os profissionais para a realização de procedimentos como aferição de pressão arterial, temperatura e medição de glicemia capilar. A capacitação tem como uma de suas finalidades melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da atenção básica. É dever do Município buscar todos os meios disponíveis para obter incentivos financeiros através de programas proporcionados pelos governos estadual e federal”, argumenta o progressista. 

O vereador destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes que atuam in loco, com pessoas que realmente precisam, acolhendo e estendendo a mão, ouvindo e ajudando a comunidade. 

Além da prefeita Fátima Daudt, a Moção nº 36/2021 também será endereçada ao secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa. 

registrado em: