Moção critica transferência do comando da 2ª Coordenadoria Regional de Obras

por Jaime Freitas última modificação 22/02/2023 20h40
22/02/2023 – Após receber a informação de que a 2ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas do Estado (CROP), com sede em Novo Hamburgo, passará a ser comandada pela chefia da 28ª CROP, com endereço em Gravataí, o vereador Raizer Ferreira (PSDB) fez questão de elaborar uma moção de contrariedade à decisão. O documento foi analisado durante a sessão desta quarta-feira, 22, e aprovado por unanimidade em plenário.
Moção critica transferência do comando da 2ª Coordenadoria Regional de Obras

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

O parlamentar destaca que a coordenadoria é responsável pelo atendimento de inúmeras demandas relacionadas à conservação e melhoria dos prédios públicos estaduais nas cidades de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, Sapiranga, Taquara e Três Coroas.

Raizer teme que a perda da autonomia gere prejuízos para a região. “A sede em Novo Hamburgo propicia a otimização dos deslocamentos no que diz respeito à logística de acesso para as solicitações de atendimentos. A subordinação da coordenação desta divisão a qualquer outra acarretará uma perda significativa para as obras e melhorias dos prédios do Estado, afetando, principalmente, os ambientes escolares”, sinaliza o autor.

Os vereadores Felipe Kuhn Braun (PP), Fernando Lourenço (PDT), Inspetor Luz (MDB), Ito Luciano (PTB), Lourdes Valim (Republicanos) e Semilda – Tita (PSDB) fizeram seus comentários seguindo a mesma linha do proponente da moção e solicitaram a inclusão de seus nomes no documento. Raizer Ferreira abriu a possibilidade para que todos os parlamentares firmassem o texto, pois, segundo ele, o documento ganha maior representatividade e peso para que o assunto siga com mais força ao governo estadual.

Aprovada em turno único, a Moção nº 5/2023 será agora endereçada ao governador Eduardo Leite, ao secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e à secretária de Obras Públicas do Estado, Izabel Matte.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.