Moção critica proposta de privatização dos Correios
"Os Correios realizam seu trabalho com elevados padrões de qualidade operacional, o que levou a população a reconhecer a empresa como uma das instituições mais confiáveis do país. Além disso, são parceiros no fomento das pequenas e médias empresas, especialmente das que atuam no comércio eletrônico, sendo líder no segmento de encomendas nacionais e internacionais”, destaca Brizola. O vereador salienta ainda o papel estratégico dos Correios na logística do país, contribuindo para o desenvolvimento e integração nacional. “Por tudo isso, é do interesse coletivo que a empresa permaneça atuando como verdadeiro braço do Governo Federal em todo o território, desenvolvendo sua missão pública”, complementa.
Brizola afirmou que a empresa é sustentável e conta hoje com mais de 100 mil postos de trabalho. "Ela é responsável pelo envio de mercadorias e correspondências para os mais longínquos rincões deste país e também de outros países, mas o que vemos hoje é uma ofensiva muito grande para depreciá-la e, assim, influenciar a opinião pública sobre a necessidade de privatizá-la.” O parlamentar lembrou ainda que os Correios realizam um relevante serviço social com entrega de impostos dos Municípios, confecção de CPF, inscrições em cadastros e concursos públicos. Ele citou a campanha Todos pelo Correios, contra a privatização da empresa.
Cópias da Moção nº 27/2019 serão enviadas ao gabinete da Presidência da República e ao presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.