Moção cobra inclusão de Novo Hamburgo na rota da vacina contra a dengue

por Luís Francisco Caselani última modificação 20/05/2024 23h18
20/05/2024 – Antes de toda a catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul, uma das principais preocupações dos gaúchos em termos de saúde pública era o avanço da dengue. Em Novo Hamburgo, o cenário era ainda mais preocupante. Ao final de abril, já eram 11 mortes contabilizadas em decorrência da doença, o segundo maior número no estado. Assustado com os dados epidemiológicos, o vereador Darlan Oliveira (MDB) prontamente elaborou uma moção de apelo ao Ministério da Saúde para que a cidade fosse incluída na lista de municípios contemplados com a vacina contra a dengue. Devido à suspensão das sessões, a matéria permaneceu em tramitação até esta segunda-feira, 20, quando foi aprovada por unanimidade e recebeu a assinatura de todos os vereadores.
Moção cobra inclusão de Novo Hamburgo na rota da vacina contra a dengue

Foto: Daniele Souza/CMNH

Apesar dos mais de 12,6 mil casos confirmados até agora, Novo Hamburgo não integra o grupo de seis municípios gaúchos contemplados com doses do imunizante. “Esse número reflete a gravidade da situação da dengue em nossa cidade e a urgência de medidas preventivas eficazes, como a vacinação”, pontua Darlan.

Leia na íntegra a Moção nº 20/2024.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: