Ministro da Educação recebe homenagem do Colégio 25 de Julho
"Emoção e felicidade pura ao estar hoje aqui, participando da reinauguração do auditório da escola em que estudei o ensino médio e que me deu a base da formação acadêmica e para a vida em geral. Fui do grêmio estudantil e aqui conheci a minha esposa. Muito do que aprendi neste lugar aplico no cargo que hoje ocupo. Destaco a importância do protagonismo que o jovem deve ter em nossa sociedade. Vocês não são mais crianças, vocês são jovens que são ávidos por encontrar um caminho de realizações pessoais e profissionais e essa escola cumpre um importante papel na formação de vocês. Aqui vejo professores tão comprometidos quanto foram na minha época e vejo estudantes que querem construir um Brasil cada vez melhor”, disse o ministro Rossieli ao palestrar aos alunos do Colégio 25 de Julho.
“Fui aluno do 25 de Julho nos idos de 1993 e tenho uma relação, desde lá, muito boa com a escola e a guardo com muito carinho no meu coração. Estou muito feliz em participar desta homenagem e ver o futuro da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso País bem aqui, em nossa frente. Nós passaremos e vocês é quem nos substituirão, como vereadores, deputados, ministros, professores e prefeitos, como também nas diversas e nobres profissões hoje existentes e nas que ainda virão. Tenho a fazer a vocês apenas um pedido: participem da política. Vocês não precisam participar da política partidária e nem gostar dos políticos, mas vocês precisam acompanhar a política, afinal, é ela quem regra a nossa vida. Sempre lembro uma frase, a de que a política é coisa tão séria que não deve ficar só nas mãos dos políticos. Façam parte desse processo. Sejam os senhores e senhoras dos destinos de vocês”, declarou Issur Koch.
Após as falas das autoridades, o ministro da Educação sentou-se nos degraus que levam ao palco do auditório, colocou-se em frente aos alunos, pegou um violão e convidou o vereador Issur para tocarem juntos uma música. O momento de descontração foi acompanhado por todos presentes e marcou o encerramento da solenidade.
Participaram do ato o secretário da Educação do Rio Grande do Sul, Ronald Krummenauer, a Coordenadora da 2ª CRE, Helenise Juchem, e a diretora do Colégio 25 de Julho, Janaína Barbosa de Souza.
O ministro hamburguense
Filho do ex-vereador hamburguense Antônio Zacarias, Rossieli assumiu o ministério no início de abril. Ele comandava desde 2016 a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Neste período, teve participação ativa na reformulação do Novo Ensino Médio e das discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular da educação infantil e do ensino fundamental, bem como da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio.