Ministério Batista Cristo é a Vida celebra 35 anos de história na Câmara hamburguense

por Maíra Kiefer última modificação 27/09/2023 20h48
26/09/2023 – A comemoração dos 35 anos do Ministério Batista Cristo é a Vida (MBCV), cuja atuação se estende a outras 11 cidades, teve como palco o Plenário do Legislativo hamburguense na noite desta terça-feira, 26. Proposta pelo vereador Ito Luciano (PTB), para marcar a fundação ocorrida em 11 de setembro de 1988, a homenagem trouxe ao Parlamento o presidente, fundador e gestor do MBCV - NH, Apóstolo Nelsi José Rorato; a vice-presidente e diretora do Ministério Internacional Juad, pastora Eliane Silva Salles; o vice-prefeito Márcio Lüders e o assessor da Casa Civil do Estado, Naasom Luciano.
Ministério Batista Cristo é a Vida celebra 35 anos de história na Câmara hamburguense

Foto: Daniele Souza/CMNH

“Se Deus tivesse mostrado para mim aonde chegamos hoje, eu não encarava, porque jamais me acharia capaz”, declarou Rorato.

Segundo o apóstolo da MBCV, não havia um plano traçado, o que se construiu e criou teve o intuito de atender as demandas que foram surgindo, como no caso das crianças que acompanhavam os pais aos cultos e não tinham um local exclusivo para ficarem e aprenderem. “Diante de cada necessidade, fomos criando os espaços e dando oportunidade para as pessoas servirem. E cada um descobriu o prazer de ser cristão. Porque o servir dá prazer, dá alegria, dá satisfação, torna a pessoa bem melhor”, pontuou o homenageado, responsável pela congregação que conta com unidade inclusive na Bolívia.

“O que precisamos descobrir é como viver o evangelho. Usamos esse expediente do aniversário dos 35 anos para provocar, produzir, reconquistar um avivamento que se perdeu, pois nós, com 200 pessoas, construímos 90% de toda a estrutura que temos. E hoje, com a média de 4 mil pessoas, não se faz 10% do que se fazia. Tem coisa errada. Quando se aprende a viver o evangelho, e como estamos desejando e, no Brasil todo, a igreja busca um avivamento, mas está buscando um avivamento que não aviva nada. Um avivamento que derruba, leva para o sobrenatural, que não resolve nada que ao natural podemos fazer”, disse Rorato, mencionando a importância do despertar da solidariedade e da ajuda ao próximo, que ocorreu recentemente após as catástrofes climáticas. 

“Quantas pessoas o senhor direciona ao trabalho, pessoas que chegam lá viciadas, que o senhor tem recuperado. Eu não digo só a nossa igreja. Graças a Deus tem uma igreja em cada esquina, porque elas estão fazendo o melhor bem social para a comunidade”, disse o vereador Ito Luciano ao direcionar sua fala ao apóstolo.

De acordo com Ito, o Ministério Batista Cristo é a Vida surgiu de uma busca, criar espaço para toda a família e sua visão e ensinamentos se estendem atualmente também às cidades de Cachoeirinha, Campo Bom, Canguçu, Estância Velha, Harmonia, Ivoti, Parobé, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Trinidad, na Bolívia. 

Os desafios enfrentados durante a trajetória da MBCV foram citados pela pastora Eliane Silva Salles, que ocupou a tribuna logo após a entrega de um certificado e flores, feita por Ito Luciano.

“Nesses 35 anos, tivemos tempo de crise, de desânimo, mas em todo o processo nós permanecemos inabaláveis por termos um propósito”, relatou Eliane. 

Em sua exposição, ela mencionou que atualmente a MBCV tem mais de 40 pastores e pastoras, que aceitaram essa vocação e colocando ela em prática na sua vida também, assim como 100 obreiros, pessoas que dedicam tempo e serviço para que o trabalho da igreja seja cada vez mais abrangente.

Logo no princípio da atividade, um vídeo com a história da congregação foi exibido aos presentes ao Plenário, lotado de fiéis, pastores e parlamentares. No material veiculado, destacou-se o papel da congregação para fortalecer os valores bíblicos e disseminar o conhecimento e a fé por meio até das novas tecnologias, às quais se aproximam dos jovens para difundir os ensinamentos de Jesus Cristo.

Filho de Ito Luciano e ex-vereador, Naasom Luciano destacou o papel que a MBCV teve em sua adolescência por meio do Ministério Juad (Juniores e Adolescentes), grupo que passou a integrar em 1996, concluindo sua formação no projeto apenas aos 17 anos. Conforme o MBCV, atuando desde 1994, o Juad conta hoje com mais de 110 bases em atividade em oito países. No Brasil está presente em 11 estados. Ao longo de quase três décadas,  alcançou milhares de participantes a partir de um programa progressivo e sistemático com duração de 10 anos.

“O ápice da igreja, que é o culto onde tudo acontece de forma perfeita aos olhos das pessoas, mas a gente, às vezes não olha para os bastidores, onde de fato tudo acontece e onde as maiores dificuldades estão inseridas. O desafio de gerir, administrar, e de principalmente, sustentar uma máquina tão grande como essa, não é nenhum pouco fácil’, analisou Naasom, ressaltando a organização, número de departamentos e as oportunidades ofertadas para os fiéis.

Na sequência, o vice-prefeito ocupou a tribuna e ressaltou a importante contribuição que a congregação tem para a formação de crianças e jovens em Novo Hamburgo. “Eu sou suspeito para falar, a minha filha estuda na EBCV, muitas das pessoas que aqui estão eu conheço e posso testemunhar o compromisso que se tem, principalmente com a família nesse ambiente da igreja. Todos os dias a minha filha é acolhida, e a gente percebe o quão importante é para essa comunidade, essa igreja e para essa escola a construção de valores, que hoje em dia estão cada vez mais perdidos na nossa sociedade”, mencionando que agradecia o trabalho em nome da prefeita Fátima Daudt.

Além de Novo Hamburgo, a Escola Batista Cristo é a Vida atua em outras três cidades: São Leopoldo, Estância Velha e Ivoti, ensinando os princípios bíblicos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Após as manifestações dos integrantes da Mesa, os vereadores Cristiano Coller (PTB), Darlan Oliveira (PDT), Felipe Kuhn Braun (PP), Gerson Peteffi (PSDB), Raizer Ferreira (PSDB) e Semilda – Tita (PSDB) falaram sobre a atuação da igreja e a importância do trabalho desenvolvido para a comunidade hamburguense.

Pronunciamentos dos vereadores

Ao se referir à importância do legado da igreja, a vereadora Semilda – Tita (PSDB) mencionou que é significativo a data ser reconhecida em uma sessão solene no Legislativo, prova do impacto que tem nas vidas da população. “Este é um marco notável, um testemunho vivo do compromisso, dedicação, préstimos exemplares à nossa comunidade. Ao longo de três décadas e meia, o Ministério Cristo é a Vida tem sido uma luz brilhante de fé, esperança e de amor. Sua presença é impacto positivo e tem tocado a vida de muitos, espalhando a mensagem do evangelho e oferecendo apoio espiritual e comunitário”, finalizou.

Em sua manifestação, Darlan Oliveira (PDT) expôs o desafio enfrentado por aqueles que escolhem o campo missionário. Ele relatou as vivências adquiridas em uma ocasião no Paraguai, quando foi representando a Assembleia de Deus. “A gente sabe que não é fácil. Enfrentam-se desafios todos os dias”, revelou, destacando a atuação da MCBV, inclusive no período da pandemia, sendo referência e parte importante do desenvolvimento da cidade.

Raizer Ferreira acrescentou que esses 35 anos são só o começo diante do que foi construído. Ele salientou que a MCBV divulga aquilo que é o maior propósito de uma igreja: levar o evangelho às comunidades, salvar pessoas e divulgar a trajetória de Jesus Cristo. “Quero parabenizar a visão que o apóstolo Nelsi teve lá no passado. Uns plantam, uns regam e outros colhem. Então, a missão está sendo cumprida, e o legado está sendo deixado. Parabéns!”, concluiu.

Além de destacar o trabalho desenvolvido pela congregação, Cristiano Coller (PTB) exaltou ações de apoio feitas pela MBVC, como a cedência do espaço para a realização de formaturas Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), projeto educativo que congrega com os ensinamentos religiosos a mesma preocupação com o futuro da juventude. “Sempre que possível eu estou lá, no culto, participando nos eventos. Quero dizer que sou um apaixonado pela Juad”, lembrando quantas pessoas conseguiram oportunidades e foram salvas pela igreja. Ao final, falou sobre a admiração que tem pelo pastor William Schmidt, que assim como o vereador perdeu um filho. “Sabemos o que é essa dor. Quando vejo as tuas publicações, as tuas falas, eu sinto que eu não estou sozinho. O senhor é um grande exemplo para muitas pessoas”, acrescentou.

Com interesses na área de história e teologia, Felipe Kuhn Braun enalteceu o trabalho dos pastores e fiéis, valorizando a família, o ensino, e, por meio deles, materializando a fé e melhorando a sociedade. Ele concluiu sua exposição citando um trecho bíblico de Ezequiel

Assim como Naasom fez menção no começo da solene, Peteffi falou sobre a importância de haver representantes das comunidades religiosas na política. “Lá fora há pessoas que querem desintegrar as nossas famílias, que acham que a educação é secundária, que o social não é importante e não se indignam mais com fatos que acontecem neste país em altos escalões, como no Supremo Tribunal Federal. Naasom, o senhor, sim, seria um bom ministro, não aprovaria a lei de aborto e liberação da maconha”, disse o parlamentar.

Compuseram a tribuna de honra Gessi Maria de Lurdes Ferreira Guimarães Rauber, diretora da Escola Batista Cristo é a Vida; Pastor Eli da Silva Matusalem, líder da recepção e eventos sociais; Pastor Erlei Fagundes Fernandes, líder Ministério Louvor; Pastor Gabriel Castro de Oliveira, líder Ministério Jovem; Pastor Paulo Fernando Rosa Dias, capelão; Pastora Viviane Fleck de Miranda, líder Ministério da Família; Pastor William Schmidt.

Encerramento

Com 13 anos de existência e voltado à faixa etária dos 7 aos 17 anos, o Grupo Vocal Juad cantou os hinos nacional, de Novo Hamburgo e algumas canções. Além deles, apresentou-se o grupo coral de adultos, criado há 20 anos. No encerramento do ato solene, o apóstolo Nelsi, a pedido do proponente da homenagem, fez uma oração, pedindo bençãos aos presentes, à comunidade hamburguense e aos desabrigados.

35 anos do MBCV

Assista à solenidade: