Mesa Diretora retira proposta de auxílio-alimentação para vereadores

por Luís Francisco Caselani última modificação 09/02/2026 20h16
09/02/2026 – Presidente da Mesa Diretora da Câmara, Juliano Souto (PL) comunicou durante a sessão desta segunda-feira, 9, a retirada do projeto de lei que instituía a concessão de auxílio-alimentação aos 14 vereadores de Novo Hamburgo. O anúncio ocorreu momentos antes do que seria o segundo turno de votação da matéria. Com a decisão, os parlamentares seguirão recebendo apenas o subsídio mensal, fixado em R$ 13.122,66.
Mesa Diretora retira proposta de auxílio-alimentação para vereadores

Foto: Moris Musskopf /CMNH

Além do Projeto de Lei nº 4/2026, o presidente também informou o arquivamento do PL nº 3/2026. O texto revisava o auxílio-alimentação pago aos servidores do Legislativo, congelado em R$ 823,20 desde abril de 2024. Ambas as propostas, pautadas para a sessão desta segunda-feira, eram assinadas pela Mesa Diretora, composta pelo presidente Juliano Souto, o vice Felipe Kuhn Braun (PSDB) e os secretários Deza Guerreiro (PP) e Ico Heming (Podemos).

Em seu pronunciamento, Souto explicou que a decisão foi tomada durante reunião na manhã desta segunda-feira entre vereadores da base governista e o prefeito Gustavo Finck. “Durante o encontro, foi definido, de forma conjunta, a retirada dos projetos de lei. Cabe ressaltar que a decisão não decorre de solicitação exclusiva do Executivo, mas de um entendimento comum entre Prefeitura e vereadores da base a partir da análise da atual situação financeira do Município e da necessidade de construir uma proposta mais ampla, responsável e equilibrada”, iniciou o presidente.

Ficou acordado entre as partes que a iniciativa será reformulada e reapresentada no mês de maio, inserida em um projeto estruturado de valorização do funcionalismo público, contemplando todos os servidores municipais e evitando medidas pontuais ou isoladas. A Prefeitura e os vereadores da base reafirmam o compromisso com o diálogo, a responsabilidade fiscal e a construção conjunta de soluções que promovam crescimento institucional e reconhecimento justo aos servidores públicos de Novo Hamburgo”, finalizou.