Meninos Cantores de Novo Hamburgo buscam apoio para participar de evento internacional

por Jaime Freitas última modificação 13/11/2023 23h59
13/11/2023 – A coordenadora do Coral Meninos Cantores de Novo Hamburgo, Fernanda Garcia da Costa, ocupou a tribuna popular na sessão plenária desta segunda-feira, 13, para pedir apoio financeiro para que o grupo consiga ir a Roma, na Itália, para participar do Congresso Internacional de Pueri Cantores, que será realizado na Cidade Eterna entre os dias 28 de dezembro de 2023 a 1° de janeiro de 2024. Mantido pela Associação Cultural Art’Encantos, o grupo reúne crianças e jovens a partir dos 7 anos de idade, regidos pelo maestro Djeison Borges.
Meninos Cantores de Novo Hamburgo buscam apoio para participar de evento internacional

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Fernanda informou que o encerramento do congresso será composto de uma missa celebrada pelo Papa Francisco. “Infelizmente, a Art’Encantos não dispõe de recursos para ajudar os nossos cantores a representar nossa cidade, nosso estado, nesse evento. Pouquíssimos estão confirmados para essa viagem. Então, aqui estamos para pedir apoio ao Legislativo e ao Executivo para que nos ajudem a representar Novo Hamburgo no congresso. Pedimos também aos munícipes que incentivem a cultura e apoiem nossas crianças”, relatou a coordenadora do coral.

Criado em 2005, o coro hamburguense é o único grupo gaúcho pertencente à Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil. Formado por meninas e meninos de 7 a 17 anos, fazem parte naipes de sopranos e contraltos, e alguns homens e rapazes, que compõem os naipes de tenores e baixos.

Como ajudar:

Para contribuir, os interessados podem ajudar doando através de uma Ação Entre Amigos, comprando um número de uma rifa online e concorrendo a 20 prêmios: https://rifei.com.br/acao-entre-amigos-meninos-cantores-de-novo-hamburgo-or-roma2324.

O grupo também aceita doações via Pix: CNPJ 07245584000104

 

 

 

A história do Coro dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo

Fundado em 2005, o Coro dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo trabalha os mais diversos tipos de música coral, desde Música Folclórica brasileira, gauchesca e MPB até a Música Sacra e erudita dos períodos renascentista, barroco, clássico e romântico. É o único coro do estado do Rio Grande do Sul que pertencente a Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil e Pueri Cantores International, representando assim nosso estado em congressos e apresentações nacionais e internacionais.

O Coro é organizado e mantido pela Associação Cultural Art’Encantos, entidade sem fins lucrativos que se dedica ao ensino de música para crianças e adolescentes sem restrições de condições sociais.

Já participou do Show Nativitaten no Natal Luz de Gramado onde fez 17 apresentações em cada edição. Também faz apresentações nos diversos eventos de Natal da região, além de fazer concertos em várias cidades do RS. Em 2006, participou da Festa dos 80 anos da Paróquia/Catedral São Luiz, do X Congresso Regional/Sul da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil em Curitiba e Campo Largo/PR de 19 a 24 de julho. Em 2007 esteve representando o Rio Grande do Sul no Congresso Nacional dos Meninos Cantores do Brasil de 16 a 22 de julho na cidade de Petrópolis onde executou a obra Magnificat de Antonio Vivaldi. Participou do I Weinachtenkonzert promovido pelos 4 Clubes do Rotary de Novo Hamburgo.

O Coro se destaca pelo seu repertório de alto nível como Magnificat Aleluia de Vila Lobos, Te Deum de Mozart, Missa em Si bemol de Schubert, Glória de Vivaldi, entre outras grandes obras. No ano de 2009 novamente representou o Rio Grande do Sul no XI Congresso Regional da Federação dos Meninos Cantores do Brasil em Campo Largo, no Congresso Nacional de Meninos Cantores que aconteceu em Julho de 2010 na cidade de Xaxim/SC e recentemente, em Julho deste ano (2018), participou do XV Congresso Regional Sudeste em Juiz de Fora, MG. Em 2015 o Coro comemorou seus dez anos de fundação.

Desde março de 2018, os ensaios passaram a ser realizados na Sociedade Aliança em Novo Hamburgo, desvinculando assim o coro da Catedral São Luiz Gonzaga, sendo conhecido como “Meninos Cantores da Catedral São Luiz” onde permaneceu desde sua fundação em 2005. Desta forma, passou a se chamar “Meninos Cantores de Novo Hamburgo” .

Desde agosto de 2009 até atualmente a regência a frente do coro está a cargo do Maestro Djeison Engelke Borges e desde 2017 o coro conta com a preparação vocal de Damiana Zago.

Fonte: VaticanNews https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2023-06/meninos-cantores-novo-hamburgo-roma.html

registrado em: